terça-feira, 30 de março de 2010

Madagascar 2


Todo mundo já conhece uma das melhores animações dos últimos tempos: Madagascar 2, de Eric Darnell e Tom McGrath. Este filme trata-se da continuação do primeiro filme onde a tropa de animais tão conhecida está de volta, formada por Alex, Marty, Glória e Melman, o Rei Julien e seu súdito Maurice e é claro os famosos pinguins do filme. A história baseia-se na tentativa dos amigos voltarem para cidade de Nova York. Mas, o avião que eles constroem acaba caindo no meio da África. Alex reencontra sua família, e todos os outros encontram semelhantes. Todos se impressionam com estilo de vida que os outros animais levam na selva, mas aos poucos vão se adaptando ao novo ambiente. A participação dos humanos é bem interessante. Os pinguins roubam o transporte deles e eles ficam perdidos na natureza, e de várias formas alteram o ambiente em que todos aqueles animais vivem. O filme é muito bom para se trabalhar a interferência do homem no meio ambiente, readaptação dos animais ao seu meio natural, entre vários outros temas relacionados a biologia, como por exemplo, o estudo da savana Africana. A verdadeira ilha de Madagascar fica na costa de Moçambique, um lugar maravilhoso, com um ambiente bem preservado. Recomendo para quando usarem este filme, pesquisar sobre esta ilha porque enriquece muito o trabalho.

Site oficial: http://www.madagascar-themovie.com/

Abertura do curso do CESPE no Paulo Freire



É com muita alegria que iniciamos os trabalhos do curso do CESPE no Paulo Freire, depois de uma primeira experiência ano passado a equipe está muito mais integrada e já temos boas propostas para esse primeiro semestre. Já na primeira aula pedimos que os alunos trouxessem algum material que incluíse mídias contendo alguma informação ou pelo menos citando algum ser vivo (tema abordado no curso). A aula foi bem flúida e tivemos diversos exemplos, dos quais apareceram vídeos, filmes, músicas, desenhos, quadrinhos, pesquisa, livros, entre outros. Além da apresentação de cada um pedimos que fossem dados exemplos de como aquele material poderia ser utilizado em algum aula (qualquer disciplina) e tivemos bons exemplos que até nos deram algumas idéias para o futuro. Também pedimos uma avaliação por parte dos alunos, para podermos estar sempre melhorando e tornando a aula mais dinâmica e instigante. Na maioria das avaliações tivemos comentários positivos, que consideraram a aula interessante. Porém demos um pequeno puxão de orelha, pedindo que criticassem também, para que assim possamos melhorar. Talvez seja interessante nas próximas avaliações o anonimato para que os alunos se sintam mais à vontade para colocarem o que pensam. Para próxima semana utilizaremos o filme "Osmosis Jones" para apresentarmos algumas doenças e como elas agem no nosso sistema.


Abraço a tod@s

sexta-feira, 26 de março de 2010

CEMAB - Projeto Cespe

Ontem, dia 25/03, foi a abertura do curso do cespe no CEMAB, devido alguns probleminhas com o data show começamos um pouquinho atrasados.
Apresentamos o projeto, discutimos sobre o que iríamos trabalhar durante o semestre - aquecimento global e ecologia - e quais seriam as expectativas dos alunos para o curso e por que eles escolheram participar. Muitos responderam que queriam aprender mais, que gostavam de biologia, natureza, desenho, cinema, quadrinhos e acharam bem legal a proposta de ensinar biologia com essas mídias.
Exibimos alguns vídeos de curta duração do Chico Bento - personagem da turma da Mônica -, sobre meio ambiente, evolução do homem, água e aquecimento global, depois iniciamos um pequeno debate sobre os vídeos, que foi muito interessante, todos gostaram e trouxeram para a realidade as situações mostradas e inclusive sugeriram soluções para a própria comunidade, como a redução do uso de copos descartáveis, diminuir o uso de papel, coleta seletiva na escola, entre outras.


Então, esse foi nosso primeiro encontro e estamos ansiosos para os próximos (:

segunda-feira, 22 de março de 2010

Despedida!



Quinta feira passada, dia 18 de março, foi a minha colação de grau da licenciatura na UnB. Foi algo triste, pois amo meu curso e amo as matérias fascinantes com professores maravilhosos que tive durante estes quatro anos e meio. Parei para pensar sobre tudo que fiz durante este tempo e concluí que valeu muito a pena cada segundo. Então, vim aqui no blog Biologia Animada agradecer pela maravilhosa experiência que tive participando do PIBID. Entrar em sala de aula ainda na graduação para realizar um projeto de biologia com alunos de ensino médio durante um ano foi muito produtivo para mim; e tenho certeza que também o foi para os meus colegas pibidianos, para as escolas que trabalhamos e para os alunos atendidos pelo projeto.
Tivemos encontros com os PIDIDs da física, química, biologia e matemática. Trabalhei dentro do PIBID de biologia conversando com os colegas que faziam o projeto em outras escolas como Paulo Freire, Cruzeiro, CEM Ave Branca Taguatinga, Samambaia. E realizei o projeto no Paranoá com a Gabriela, Amanda, Francisco e Cecília. Fizemos reuniões semanais para relatar o que estavamos fazendo em cada escola do PIBID de biologia, dar idéias, pedir ajuda etc. Reuniões com a equipe do PIBID do Paranoá para discutir o que faríamos nos encontros e planejar as atividades. Entregamos relatórios de atividades regularmente à Malu. Aplicamos questionários e tabulamos dados. Fizemos entrevistas. Resolvemos questões logísticas para o bom funcionamento do projeto. Conversamos com a direção, coordenação, professores e funcionários da escola.

Durante o curso de licenciatura fazemos dois estágios em escolas públicas, cada um com 60 horas. É algo muito interessante para que possamos ter algum contato com sala de aula e o funcionamento de uma escola antes de nos formarmos. Porém, é na turma do professor regente da escola com o conteúdo dele. Durante o estágio de biologia com o professor Paulo Bretas tivemos que dar um mini curso com um tema que nós escolhermos. Foi algo interessante, mas a duração era apenas quatro horas.
Considero que sou uma pessoa privilegiada de ter participado do PIBID e trabalhado durante bastante tempo com projeto em uma turma de uma escola pública. Formando conceitos, trabalhando dificuldades de logísticas, conhecendo a escola e os alunos.Vendo como o ensino funciona quando estamos regendo uma turma com algum objetivo a alcançar.
Sim, ser professora é o que quero para a minha vida. É uma profissão linda e muito gratificante.
Obrigada!

Gostaria de agradecer ao projeto PIBID pela oportunidade, à Maria Luiza Gastal (Malu) pela coordenação do projeto e incentivo às atividades, à Maria Rita pelo apoio, à Gabriela Azevedo, Amanda Tainá, Francisco Guimarães, Cecília Ricardo pelo companheirismo e pelo maravilhoso trabalho em equipe que fizemos no Paranoá e a todos os pibidianos pela discussões, trabalhos e relatos dos projetos realizados em todas as escolas.

Sofia Bethlem (Equipe do Paranoá)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Início de Ano!!!

Até que enfim consegui postar!!!

Esse post é rápido... só pra dizer que já começamos as atividades do PF (Paulo Freire) em fevereiro com os primeiros anos, TEMA: Meio Ambiente...

Estamos no processo final das inscrições para o projeto da tarde! O tema deste será Seres Vivos!!!
Aceitamos ideias e contribuições...

Abração,
Gabriel

quarta-feira, 10 de março de 2010

Finalização do projeto PIBID em turno contrário às segundas feiras no Paranoá (C.E.M. 01)

Desculpem a demora para voltar a escrever aqui. No final do ano tudo aconteceu muito rápido e acabei não voltando antes para relatar como foi a finalização do projeto PIBID no Paranoá. Então, pagando a minha dívida:

No final do projeto PIBID em turno contrário, às segundas feiras de 14h às 18h, trabalhamos na realização do projeto final em todos os encontros durante metade do tempo do projeto. Nesses momentos, auxiliamos os alunos a pensar em projetos relacionados à biologia e acompanhamos eles na elaboração destes projetos. No restante do período, continuamos realizando outras atividades:





No dia 26/10 eles assistiram ao filme “Lilo e Stitch” e trabalhamos a biologia dos superpoderes com eles no dia 09/11, juntamente com o exemplo de real dos “super poder” da Rosa Maria Jaques que está sendo estudada pelo Instituto de Psicologia da UnB. Em seguida, neste mesmo dia, começamos a passar o filme 10.000 a.C e terminamos a exibição no dia 16/11, quando fizemos a discussão dos erros biológicos e históricos do filme.

Então, após muito trabalho, no penúltimo encontro do PIBID, deixamos eles trabalharem exclusivamente nos projetos para finalizá-los e montar a apresentação do último dia daquele projeto no ano de 2009.
No encerramento do projeto, fizemos as apresentações e uma confraternização ao final. Nas apresentações, tivemos alunas recitando poesia com diversos assuntos biológicos, uma aluna leu um pequeno livro sobre a história de uma serpente, tivemos também a exibição de um documentário sobre síndrome de Down e uma apresentação de teatro sobre gravidez. Foi um sucesso!!!

Sofia Bethlem
(Equipe do Paranoá)