sexta-feira, 16 de abril de 2010

Curso CESPE - CEd 3 - Guará II

Ontem, dia 15/04, a equipe do PIBID (Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência) do CEd 3, no Guará II lecionou a terceira aula do projeto CESPE. O tema que está sendo abordado na escola é EMBRIOLOGIA. E, embora seja um tema difícil de ser trabalhado, ele é muito interesante e os alunos ficam bastante atentos. Sem contar que a estrutura, a direção e a professora que acompanham o grupo do CEd 3 são excelentes, o que permite o bom andamento do projeto.
Para iniciar o curso, começamos a primeira aula (25/03) com divisão celular - MITOSE e MEIOSE - para que os alunos tivessem uma base quando fossemos falar de gametogênese e utilizamos alguns poemas e vídeos do you tube para deixar a aula mais interessante e descontraída. Na segunda aula (08/04), os próprios alunos fizeram montagens dos processos de mitose e meiose utilizando pedaços de lã colorida, cartolinas cortadas, canudinhos e canetas. Para desenvolver esse trabalho os alunos foram divididos em grupos de mais ou menos cinco alunos.
Ontem (15/04), na terceira aula do curso, abordamos a gametogênese humana - ovulogênese e espermatogênese - associando as figuras dos slides que montamos com os esquemas montados pelos próprios alunos na aula anterior. Nessa aula, passamos também um trecho do vídeo "A vida antes da vida", sobre fecundação, que os alunos amaram e pediram para assistir o filme completo em uma outra ocasião. Para encerrar a aula distribuimos várias charges muito divertidas sobre fecundação e pedimos para que os alunos discutissem em grupo e explicassem o que haviam entendido para a turma toda projetando a charge que cada grupo recebeu em um data shown. Eles adoraram!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Avatar

Quem ainda não viu, deve assistir... isso é o que eu devo dizer para os leitores do nosso querido Blog!!! É imperdível... Não só pelos seus super efeitos especiais, ou pelas suas maravilhosas imagens (em 3 ou 2D, tanto faz!), ou pelos fantásticos seres vivos que a equipe do filme criou, mas, principalmente, pela visão preservacionista que ele traz!

O roteiro é bem convencional, a história de amor, etc, como dizem alguns críticos, mas há uma coisa a mais lá... há uma coisa de mistério, de ligação espiritual! Quando trabalhamos com educação ambiental, não há como nos desvencilhar desse maravilhoso recurso humano: a emoção, e eu diria até, a espiritualidade. Isso porque em todas as atividades de educação ambiental de que participei até hoje, com os mais diversos profissionais do ramo, esse aspecto é sempre o ponto inicial para uma interação posterior maior.

A questão do mistério também pode ser muito útil pra nós, Biólogos, pois sabemos muito bem que não sabemos de nada, ainda... Apesar de já sabermos muito!!! A Biologia é tão misteriosa que não somos capazes de afirmar absolutamente nada, mesmo que tenhamos estudado e estudado e estudado!!!

Mais uma coisa interessante: nesse longametragem (bem longo, inclusive - 2h 30min), os seres vivos de Pandora são nada mais nada menos que uma misturagem de características de seres vivos da Terra!!!. Podemos usar isso a nosso favor de diversas maneiras diferentes. Fazer comparações entre os animais dos dois planetas e formular hipóteses sobre a Evolução que aconteceu em cada um deles são algumas ideias interessantes.

Vou ficando por aqui... o resto vocês podem conferir assistindo ao filme!!!
Boa Sessão a Todos!