domingo, 30 de janeiro de 2011

A todo vapor em 2011


O PIBID de Biologia de UnB está completando seu 2º ano. Como cada ano o projeto fica ainda melhor, já estamos planejando muitas novidades e atividades para 2011. Tanto para os alunos da graduação quanto para os alunos das escolas de Ensino Médio que participam do projeto.

Mas, como diz o velho ditado: “O passado é história, o futuro é mistério, o presente é uma dádiva, por isso que se chama presente”. (Deepak Chopra). Nada como analisarmos a história e recordarmos as lembranças que marcaram no ano de 2010.

SOBRE O PIBID

“O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!”

- Trecho da paródia de uma música de Chico Buarque feita pelo bolsista Gabriel Brito – apresentada na SEMEX em novembro de 2010.

“Entrei para o projeto como alguém entra na graduação, sem saber muito o que se esperar. Mas tinha uma convicção bem forte de que é necessário propor novas formas de se educar e de encarar a educação. ...Amadureci muito neste tempo, deixei algumas tolices para trás, e começo a compreender meu papel como educador. ...Os outros bolsistas também foram fundamentais, a integração orquestrada pelas Marias gerou um grupo forte, compromissado, que se ajuda, se sustenta e que também se diverte...o mais importante para que eu me sentisse fazendo parte de algo importante foram os alunos, ... temos que estar sempre disponíveis para aqueles que buscam o conhecimento”
- Bolsista Guilherme Morales – no encerramento do ano no Paulo Freire em novembro de 2010

“Nós agora acreditamos muito mais que temos que aproximar esses dois universos (escolas e universidades), pois essa troca se mostrou muito produtiva”
- Bolsista Guilherme Morales – outubro 2010

PIBID NA SEMEX

"...o PIBID da Biologia – “Biologia Animada” – organizou um grande encontro entre as escolas da rede pública que participam do projeto, ... e trouxe como evento diversas apresentações de paródias, poemas, esquete, um vídeo com os melhores momentos do projeto e muito mais... as apresentações foram intercaladas entre apresentações dos alunos da UnB e dos alunos das escolas de Ensino Médio da rede pública que participam do projeto...O evento reuniu cerca de 100 alunos do Ensino Médio das cinco escolas que participam do projeto...atraiu diversas pessoas da comuninidade. ...E, também contou com a visita de alunos do PIBID de outros Estados brasileiros.”
- Bolsista Kássia em seu relato sobre a SEMEX

CONGRESSO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

“...alguns dos integrantes do PIBID estiveram no III ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia .... O evento foi realizado...na Universidade Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza, com o objetivo de reunir tanto alunos e professores de Ciências e Biologia quanto pesquisadores que atuam nesta área. O tema geral do evento foi 'Temas polêmicos e ensino de biologia'. Participamos no evento com a apresentação de dois trabalhos... As apresentações dos trabalhos nos deram a oportunidade de conhecer outras pessoas que desenvolvem trabalhos semelhantes aos nossos no país inteiro, o que nos proporcionou uma lufada de ar fresco e novas idéias. Mas, também pudemos entrar em contato com maneiras de ensinar totalmente diferentes, o que acredito que deve ser sempre bem vindo... Como em toda viagem, aproveitamos para conhecer Fortaleza, uma cidade muito linda e atrativa para os turistas. Conhecemos a Av. Beira Mar, matamos a saudade da praia, e é claro, nos divertimos e rimos muito!”
- Relato da bolsista Soraya sobre a viagem para o III ENEBIO em Fortaleza

REUNIÕES SEMANAIS

“ Os graduandos que participam do Biologia Animada fazem reuniões semanais para trocar informações sobre o andamento do projeto em cada escola e sobre a utilização das mídias, além do desenvolvimento de artigos para publicação, participação em congressos e oficinas. As reuniões contam com a presença das professoras supervisoras da UnB, porém, quem direciona o andamento da reunião é uma dupla de alunos, que muda todo mês... Como são os próprios alunos que coordenam a reunião, ela acaba ficando mais dinâmica e descontraída.”
- Bolsista Kássia - outubro de 2010

PASSEIOS FORA DA ESCOLA

“Gostei muito do passeio para a cooperativa. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre reciclagem” e “Eu aprendi cuidar do meio ambiente quando fizemos uma excursão ao 100 Dimensão, pois eles ensinaram o valor que o lixo tem na vida das pessoas”.
- Relato de um aluno do CEMAB após visitar uma cooperativa de reciclagem de lixo.em JULHO

“Desde o início dos trabalhos com Embriologia, nós do Guará, gostaríamos de poder levar nossos alunos ao cinema. Mas para isso, seria necessário que houvesse algum filme em cartaz relacionado ao tema do curso. ...Foi então que lá pela 10ª aula ficamos sabendo sobre um filme que iria estrear em junho de 2010 chamado "Plano B". ...Digo que tiramos a sorte grande porque, somente após muitas discussões sobre gravidez e assuntos correlacionados, o filme foi lançado, e então na nossa 13ª aula, no dia 24/06, é que fomos ao cinema. Desta maneira, o filme serviu para revisar e fixar alguns dos conteúdos que já tínhamos trabalhado em sala de aula,... A experiência deu muito certo... os alunos se identificaram. Eles se divertiram e aproveitaram o passeio, tanto no sentido lúdico quanto para aprimorar o aprendizado, e isso nos deu uma grande satisfação! Com certeza iremos repetir em outras oportunidades!
- Comentário da bolsista Soraya sobre o passeio para o cinema em junho
ATIVIDADES NA ESCOLA

“Os alunos estão gostando muito pois estão se divertindo enquanto aprendem, quebrando um pouco essa rotina de quadro e giz. E o melhor disso é que além de ensinar nós também aprendemos.”
- Comentário do bolsista Pedro Henrique sobre as atividades no CEM 414 de Samambaia – Junho
VISÃO DE PROFESSOR

“Conversar sobre assuntos polêmicos é sempre muito difícil e acaba não levando a conclusão alguma, … O professor tem que ser muito responsável nesse momento, pois ele, às vezes inconscientemente, acaba se transformando em um formador de identidade e, por conseqüência, de opiniões. Esse professor tem que agir de modo a não induzir o aluno a ter um pensamento idêntico ao seu. Nesse caso, cabe ao professor simplesmente expor todos os fatos, os dois lados da moeda, e deixar o aluno pensar por si só e construir uma opinião própria”
- Bolsista Francisco em maio de 2010

Nenhum comentário :