segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Caçador de Trolls


Um grupo de jovens universitários resolve criar um documentário sobre incidentes estranhos que estão ocorrendo em zonas rurais da Noruega como ovelhas desaparecidas, pontes quebradas e um suspeito de caçar ilegalmente os ursos da região. Esse suspeito se chama Hans (Otto Jespersen), um homem grosso e solitário com um histórico misterioso, que ao ser abordado pelo grupo de jovens decide aproveitar da situação para mostrar aos outros as condições de seu trabalho entediante; caçar Trolls. Sim, isso mesmo, trolls!

Desafiando as ordens do governo de manter os trolls em segredo, Hans traz os jovens para dentro de seu dia-a-dia de trabalho abatendo essas criaturas enormes que tenham saido de suas reservas naturais e evitando que cheguem perto da civilização humana. Enquanto isso, agentes secretos enganam a mídia usando ventos fortes, nevascas e ataques de ursos como desculpa para os curiosos incidentes.

O que mais fascina no filme é a forma em que ele deixa de ser uma ficção barata e mal formulada e encaixa explicações aceitáveis da ciência atual. Nosso caçador solitário explica que existem diferentes grupos de trolls de uma certa forma taxonômica, por exemplo, aqueles que são solitários possuem até três cabeças devido ao territorialismo e usam delas para assustar outros trolls invasores. Outro exemplo mostra que por essas criaturas não produzirem vitamina D não suportam a luz solar que é rica em raios UV fazendo que elas tenham hábitos noturnos. Além dessas, existem várias outras curiosidades criadas pelos roteiristas que só vale a pena conferindo no filme!

Por fim, o filme Troll Hunter (título original: Trolljegeren) mostra a tamanha criatividade que os noruegueses possuem na indústria cinematográfica. Com um estilo parecido de "Bruxa de Blair" e "Cloverfield" o espectador passa pelos mesmos suspenses que os personagens e mesmo sendo um filme tipo-B de baixo orçamento os efeitos gráficos são altamente convincentes. Vale lembrar aos mais assustados ou viciados em "horror-movies" que o filme não passa de uma aventura seguida de curtos suspenses e está longe de ser qualificado como um filme do terror.

domingo, 16 de outubro de 2011

Sem Limites

Olá!

Sabemos que o ser humano não utiliza nem 30% de sua capacidade cerebral, como seria a nossa vida se conseguíssemos utilizar 100% dessa capacidade?

A história fictícia do filme Sem Limites (Limitless) conta exatamente isso. Eddie Morra (Bradley Cooper) é um escritor fracassado e sem criatividade que tem acesso a uma droga que permite o uso total da capacidade cerebral. Sua percepção do mundo e sua vida mudam completamente, ele se torna incrivelmente inteligente, se lembrando de tudo que já viu e ouviu, aprendendo novas línguas em pouco tempo e dominando cálculos complexos. Para se manter assim ele precisa usá-la todo dia, logo o vício e os efeitos colaterais da droga passam a ser um problema para Eddie.

Utilizamos esse filme no Paulo Freire para trabalhar o conteúdo Sistema Nervoso e o tema transversal do uso de drogas. Os alunos receberam um roteiro com questões que os direcionavam a prestar bastante atenção em determinadas partes. Os alunos se interessaram e ao fim fizeram várias perguntas sobre drogas e seus efeitos. Eles gostaram da atividade e a aula foi bem produtiva!