terça-feira, 24 de abril de 2012

Biologia dos Super Heróis

O Universo dos quadrinhos sempre despertou curiosidade. Nele, os pesquisadores não realizam testes, não perdem tempo com estatísticas e mesmo assim jamais erram. No Centro de Ensino 2 do Cruzeiro, usando como exemplo poderes de super-heróis e utilizando trechos   de filmes  tentamos relacionar cada um desses poderes com temas biológicos.


Um dos trechos utilizados foi do filme ''The Wolfman''(de um dos diretores do Capitão América).Nele, e assim como na lenda, um homem mordido por um lobo vira um lobisomem nas noites de lua cheia. Com isso, falamos sobre uma doença rara chamada hipertricose, também conhecida como a ''síndrome do lobisomem''.






Com o Flash, personagem da DC Comics, exploramos o tema ''metabolismo''. Se ele precisa correr a velocidades de até 40000 km/s, o que aconteceria com suas proteínas? e a sua temperatura?? como ele teria que se alimentar?? Um trecho da série The Big Bang Theory, também foi utilizada.
video


 Com a personagem Tempestade, da Marvel Comics, foi possível falar sobre alterações climáticas já que um de seus poderes é o de influenciar uma região quente e seca, por exemplo um deserto, em uma região fria e úmida como uma floresta temperada.


Um dos super poderes do Magneto é a manipulação do campo eletromagnético terrestre e a capacidade de atrair objetos metálicos. Assim, como no quadrinho, um garoto na Ucrânia também possui essa capacidade(foto).Com isso,discutimos se alterações eletromagnéticas mesmo que pequenas poderiam causar possíveis efeitos biológicos.

A história de Peter Parker, o garoto que é picado por uma aranha que sofreu mutação, pode ser utilizada também para abordar temas como evolução e biotecnologia.

O Wolverine, outro personagem da Marvel possui alto poder de regeneração. Após passar um trecho do filme, falamos um pouco sobre mitose e discutimos se esse fenômeno seria possível, na ''vida real''.








Por fim, falamos também sobre os ''super-humanos'', que são pessoas que possuem capacidades sobre-humanas, realizam atividades e suportam situações surpreendentes. Um dos exemplos citados foi o  nadador Michael Phelps, o corredor Usain Bolt e Win Hof, capaz de ficar muito tempo em baixíssimas temperaturas. 


Esses são apenas alguns exemplos, dentre tantos das HQ's que poderiam ser utilizados no ensino de biologia e até mesmo em outras áreas. Um aspecto importante da aula é deixar claro aos alunos se esses super poderes poderiam existir na vida real ou não Uma reportagem interessante sobre o assunto foi publicada também na Revista Superinteressante. Vale a pena conferir! 

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Tudo Blue!

     O filme Rio aborda questões muito importantes e que levam à reflexão, como por exemplo, a interferência (negativa e positiva) do homem no meio ambiente. A animação começa mostrando a magia que é a natureza, até a chegada de caçadores de animais silvestres.




     E é justamente aí que a trama se desenvolve, Blu, uma ararinha azul que é um dos pássaros capturados ainda filhote é engaiolado e retirado de seu habitat sendo levado para a cidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Ao ser transportado, Blu cai do caminhão, mas logo é encontrado por Linda, uma garotinha que o cria como um membro da família.
      Blu adora sua vida de bicho de estimação, porém tudo muda quando um Ornitólogo brasileiro (Túlio) explica para Linda, que Blu é o último macho vivo da espécie. Ele quer levá-lo para acasalar com a última fêmea viva (Jade), no intuito de evitar a extinção das ararinhas azuis. Apesar do medo, Linda concorda e todos partem para o Rio de Janeiro.




     Porém, quando chegam ao Brasil  Blu e Jade são capturados por  vendedores de animais silvestres . Na tentativa de reencontrar Linda, mesmo sem saber voar, Blu participa de aventuras fantásticas, faz grandes amizades, se apaixona e luta para descobrir onde é o seu verdadeiro lugar, e por fim consegue cumprir a missão: A preservação da espécie!




     Este filme aborda questões muito interessantes como o tráfico de animais silvestres, preservação de espécies, habitat e o meio ambiente como um todo, e tudo isso de uma maneira colorida, criativa e muito divertida, ou seja, é uma ótima animação para se trabalhar diversos pontos em sala de aula!

Trailer!
video


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reflorestando um mundo imaginário!

     Um assunto recorrente atualmente é a conservação ambiental. Com grandes imposições, descasos e complicações pelo caminho, “salvar” o meio ambiente parece algo impossível, no entanto para Hollywood, um garoto com um objetivo pôde fazê-lo.

     
     O Filme “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” trata exatamente deste assunto, a conservação ambiental e sustentabilidade, no entanto esses temas são apenas o gatilho para outros temas voltados para ecologia como: relações entre espécies, ecossistemas, degradação do ambiente e do habitat de espécies selvagens, entre outros, isso tudo em uma trama que possui tudo o que uma boa animação deve  oferecer: comédia, aventura, uma bela trilha sonora, personagens cativantes.



     A trama se desenrola em dois momentos: No presente, de um garoto em busca de um único desejo de sua amada e na memória de um senhor cheio de arrependimentos. O jovem Ted vive em uma cidade perfeita, mas ao descobrir o verdadeiro desejo da menina dos seus sonhos parte em uma jornada por um mundo até então desconhecido para ele. Em seu destino ele se depara com o Umavezildo, um senhor que carrega consigo o fardo de ter destruído um paraíso, e para remediar tal erro ele conta ao jovem Ted sua história sobre o Lorax e as incríveis Trúfulas, onde vemos seu passado.


Trailer

video



     Este é um filme indicado para todos, pois mais do que uma grande animação essa é uma aula sobre possibilidades e riscos do nosso planeta. Crianças de todas as idades podem e devem assistir ao filme, que com certeza lhes ensinará mais do que podemos com livros texto e discursos.