sábado, 22 de dezembro de 2012

Sem dúvida um grande avanço!!

No dia 20/11 preparamos uma aula super especial no Centro de Ensino Educacional 03 do Guará. Fizemos uma discussão sobre experimentação animal e discriminação racial (Aproveitando o dia da consciência negra).  

Para motivar a discussão apresentamos aos alunos o filme Quase Deuses. 
Esse filme se passa nos anos 40 e retrata a história real de um médico, o Dr. Alfred Blalock e do Técnico de Laboratório Vivien Thomas que fazem uma revolução no campo da cirurgia cardíaca. O filme retrata muitos períodos históricos marcantes e fala principalmente sobre a discriminação racial.

                                                                       

Esse dia foi muito especial, pois contamos, pela primeira vez com a presença do PIBID de Filosofia que trouxe outras visões à nossa discussão. 

Foi uma experiencia extremamente  enriquecedora não só para os alunos, mas para todos nós!!!!    
             
       

          Deixo vocês com o Trailer desse Filme que além de uma poderosa ferramenta educacional é sem dúvida um dos filmes mais emocionantes que já vi!!


Abraços, Máira e Lívia.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

E o ENEBIO, como foi?

Oi gente!

Ficamos um tempo sem atualizações mas estamos retornando com tudo!!!

Voltando um pouco nas coisas que aconteceram esse ano, não podemos deixar de falar do IV ENEBIO/II EREBIO (Encontro Nacional e Regional do Ensino de Biologia), que ocorreu em setembro de 2012, na Universidade Federal de Goiás - UFG.

Durante este evento foi realizado o I Encontro PIBID, onde conhecemos e trocamos ideias com pibidianos de todo o Brasil. Foi muito legal saber o que está sendo desenvolvido por todo o país, e ver que a iniciativa esta dando ótimos resultados! :D

O Biologia Animada marcou presença com a apresentação de trabalhos e realização de oficina. Dentre os trabalhos apresentados, havia um feito por nós (bolsistas de gradução), onde refletimos sobre a prática docente e a contribuição do PIBID para a nossa formação, intitulado: "Formação Docente: melhor com o PIBID?".

Marcos e Nina apresentando.
A oficina sobre o "Uso de cinema no ensino de biologia", tambem realizada pelo Biologia Animada foi de grande proveito! Por meio dela foi possível divulgar o nosso trabalho, e perceber o interesse de outras pessoas nas atividades que viemos desenvolvendo. O público participante foi do mais variado, desde graduandos a doutorados de todo o Brasil.

Todo o encontro foi ótimo, e ainda sobrou tempo para conhecermos um pouquinho mais da cidade!

Instituto do Trópico Subúmido - Goiás

Abraços,
Hadassa e Marcos.