Dando continuidade ao trabalho
com o filme Nemo, pensamos em como trabalhar os peixes, afinal, além de
protagonistas eles são a grande maioria dos coadjuvantes na estória. Então ao montarmos
nossa programação pensamos que seria legal trazer alguém especializado para
conversar com os alunos. Mas como tratar sobre peixes marinhos no meio do
cerrado?
Lembramos logo do Pedro De
Podestá!
Claro, ele é doutorando em
peixes do cerrado, mas mesmo assim resolvemos conversar com ele. Eu já tinha
trabalhado com ele na VI SemaBio e a Andréa tinha dito que ele já havia participado
do PIBID anteriormente. Nada melhor do que uma pessoa super disponível e
especialista.
Mandei um e-mail para ele
perguntando se ele toparia participar de novo. Ele prontamente respondeu e
marcamos um encontro para conversar e passar nossa ideia. Como especialista em
peixes do cerrado, lancei o desafio dele falar um pouco no geral, e mostrar
como foi o trabalho dele de doutorado.
Os alunos foram chegando e se acomodando. Conforme Pedro ia conversando com eles, surgiam perguntas e até teorias para
os questionamentos que ele fazia. Os alunos participaram bem.
Ele trouxe curiosidades e dados
que os alunos não tinham contato. Trazer um Doutorando para nossa aula foi
antes de tudo uma forma de tentar mostrar o trabalho que pode ser feito ao se
engajar nas pesquisas na área da Biologia e como ela pode ser divertida.
Mostrar aos alunos o lado da construção dos conhecimentos biológicos que vão
parar em reportagens e livros didáticos mais tarde.
O Pedro achou bem legal, e como
está para defender seu Doutorado seria uma boa forma de mostrar os resultados
de seu trabalho. Pena que nosso tempo era curto e não tivemos como ampliar a
conversa e fazer uma prática com eles. O que claro, pode ser programado para
uma outra oportunidade.
Fiz ao Pedro algumas perguntas
sobre a experiência de, agora ao final do doutorado, participar do PIBID.
- O que você pensou quando foi
convidado a dar aula no PIBID?
Achei que seria uma ótima oportunidade de estar divulgando o conhecimento que adquiri nos últimos anos como pesquisador. Principalmente por se tratar de alunos de uma instituição pública.
- Como foi a aula? E o contato
com os alunos?
Apesar da adaptação da linguagem, costumo realizar palestra com uma linguagem mais técnica, acredito que a mensagem foi passada. Os alunos demonstraram-se participativos.
- Gostaria de repetir a
experiência?
Sem dúvida.
- Algum outro comentário?
Aulas práticas poderiam ser utilizadas para complementar o apresentado durante as aulas teóricas.
Acreditamos que essa interação
entre universidade e escola pública é muito interessante. Não somente pelo
nosso lado como participantes do PIBID professores em formação como para os
profissionais da universidade ao trabalhar com um pouco da realidade das
escolas e poder divulgar seus trabalhos acadêmicos.
Pedro, valeu pela sua participação!
Até mais. XD