sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Reino Animal - Invertebrados



Dar aulas sobre o Reino Animal do modo convencional é uma tarefa bastante complicada. Principalmente porque a diversidade dentro deste reino é muito grande e os alunos desconhecem algumas espécies, famílias, classes e até mesmo filos inteiros. Nestes casos o uso de filmes comerciais, quadrinhos, charges e vídeos curiosos pode ajudar! E muito!

Em outubro de 2010, ministrei uma aula sobre seis filos do Reino Animal com o uso do datashow. Depois de explicar conceitos iniciais como simetria, surgimento da boca, número de folhetos e celoma, houve uma introdução sobre os filos com o uso de muitas imagens. Assim, os alunos conseguem relacionar o animal mencionado (que muitas vezes não é conhecido) com suas fotos ou ilustrações.

Em seguida, foram apresentados os filos Porifera, Cnidaria e Plathelmintes destacando aspectos da morfologia e fisiologia dos seus principais representantes. Para explicar os poríferos e cnidários foram usadas imagens das personagens Bob Esponja e a água-viva que ele caça do desenho animado “Bob Esponja – calça quadrada”. Além disso, em seguida foram exibidos dois trechos do filme “Procurando Nemo”. No primeiro, que acontece em um recife de coral, os alunos tiveram de identificar formas de vida relacionadas aos poríferos e aos cnidários e foi destacado um verme achatado marinho que também aparece neste habitat durante o filme. No segundo, foi exibido um trecho em que Marlin e Dori “esbarram” com águas-vivas e sofrem queimaduras ocasionadas por elas.



   
 Desenho animado “Bob Esponja – calça quadrada”
Exemplos de Poríferos e Cnidários


Procurando Nemo
Poríferos, corais e verme achatado marinho no recife de corais


Procurando Nemo
Águas-vivas


Para explicar os nematelmintos, foi usada uma propaganda de um remédio no qual há um diálogo entre Monteiro Lobato e o personagem Jeca Tatu, discutindo o amarelão.


Quanto aos moluscos foram usadas imagens das personagens Lula Molusco e Gary do desenho animado “Bob Esponja – calça quadrada”. Em seguida, foi exibido um trecho do filme “Piratas do Caribe – o Baú da Morte” no qual um polvo mitológico chamado Kraken ataca um navio pirata, revisando a morfologia e a fisiologia dos cefalópodes.



Desenho animado “Bob Esponja – calça quadrada”
Exemplos de Moluscos – gastrópodes e cefalópodes


Piratas do Caribe: o Baú da Morte
Exemplo de cefalópode – o Kraken

Não foi usada nenhuma mídia para exemplificar os anelídeos, mas existem algumas sugestões. O filme "A Banda das Minhocas" e um episódio do seriado Grey's Anatomy em que sanguessugas são usadas como tratamento médico (só não lembro de qual temporada =\).

Acredito que assim fica mais fácil e mais divertido compreender todos esses filos estranhos e curiosos do Reino Animal!