sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Início do ciclo




É com grande prazer que anunciamos que desde quinta-feira passada iniciamos o projeto Biologia Animada no colégio Paulo Freire, com adesão total e muitas perspectivas fizemos nossa primeira exibição. Seguindo a indicação da Professora Malu e pela excelente qualidade do filme apresentamos “O óleo de Lorenzo”, drama baseado em fatos reais que conta a estória de Lorenzo e seus pais. Lorenzo é um garotinho portador de uma doença genética letal à época e seus pais incrédulos com o prognóstico buscam de qualquer maneira uma terapia para a doença. O filme nos permitiu gerar diversas questões para discussão, tanto com relação à produção do conhecimento científico, como à genética e ética no processo científico. Achamos interessante levantar questões relativas aos métodos científicos já que ao analisarmos os questionários respondidos pelos alunos identificamos uma lacuna de conhecimento sobre o assunto, e é interessante percebermos que a maioria dos alunos não conhece e/ou compreende o processo científico. Talvez alguns filmes contribuam para essa realidade já que mostram o processo completamente fragmentado.

Além das atividades do projeto da tarde com o ciclo de cinema, que aborda temas de genética, no turno matutino desenvolvemos o projeto que envolve os quatro tipos de mídia com o tema gerador Meio ambiente. Cada semana os bolsistas (Guilherme, Gabriel e Victor) juntamente com a Professora Andréa se reúnem e discutem os rumos e metodologias das próximas aulas. O projeto promete muito, pois nos permitem abrir um leque de possibilidades que instiguem mais os alunos a buscarem informação e conhecimento por si mesmos. E sendo esse um dos nossos objetivos procuramos aproximar o conhecimento técnico da realidade


Saudações a todos,


Equipe Paulo Freire

2 comentários :

Paulo Cordeiro disse...

Muito boa essa experiência de estréia com sucesso,espero que todos os colégios tenham tamanha aceitação e possam elevar o conhecimento científico em meio popular.
Abraços e Parabéns.

Brito disse...

Valeu Paulo,

eu também espero isso!!!