quinta-feira, 15 de abril de 2010

Avatar

Quem ainda não viu, deve assistir... isso é o que eu devo dizer para os leitores do nosso querido Blog!!! É imperdível... Não só pelos seus super efeitos especiais, ou pelas suas maravilhosas imagens (em 3 ou 2D, tanto faz!), ou pelos fantásticos seres vivos que a equipe do filme criou, mas, principalmente, pela visão preservacionista que ele traz!

O roteiro é bem convencional, a história de amor, etc, como dizem alguns críticos, mas há uma coisa a mais lá... há uma coisa de mistério, de ligação espiritual! Quando trabalhamos com educação ambiental, não há como nos desvencilhar desse maravilhoso recurso humano: a emoção, e eu diria até, a espiritualidade. Isso porque em todas as atividades de educação ambiental de que participei até hoje, com os mais diversos profissionais do ramo, esse aspecto é sempre o ponto inicial para uma interação posterior maior.

A questão do mistério também pode ser muito útil pra nós, Biólogos, pois sabemos muito bem que não sabemos de nada, ainda... Apesar de já sabermos muito!!! A Biologia é tão misteriosa que não somos capazes de afirmar absolutamente nada, mesmo que tenhamos estudado e estudado e estudado!!!

Mais uma coisa interessante: nesse longametragem (bem longo, inclusive - 2h 30min), os seres vivos de Pandora são nada mais nada menos que uma misturagem de características de seres vivos da Terra!!!. Podemos usar isso a nosso favor de diversas maneiras diferentes. Fazer comparações entre os animais dos dois planetas e formular hipóteses sobre a Evolução que aconteceu em cada um deles são algumas ideias interessantes.

Vou ficando por aqui... o resto vocês podem conferir assistindo ao filme!!!
Boa Sessão a Todos!

6 comentários :

Gabi disse...

O filme é incrível!
Consegue nos levar a reflexão sobre a condição humana e a nossa relação com a natureza.
E para o projeto é um prato cheio de possibilidades de trabalho!
Abraço,
Gabi

Daniel Bolt disse...

Eu assisti ontem o filme e achei a biologia bem furada. Uma análise rápida da fauna do planeta revela que todos os vertebrados possuem 6 membros, com exceção dos Na'vi. Obviamente, isso foi feito apenas para criar uma identificação maior com os seres humanos, mas essa mudança contraria toda teoria de evolução biológica. Somos apresentados aos equivalentes de aves, répteis e mamíferos com 3 pares de membros, inclusive o equivalente a primatas. Segundo essa lógica, os Na'vi deveriam ter quatro braços, ou ao menos um par de membros vestigiais na parte superior do corpo.

E aquele apêndice neural que permitia as ligações entre os Na'vi e os animais da fauna não deveria funcionar em àrvores, exceto se elas fossem cordatas. Neste caso a aparência delas deveria ser mais próxima à de uma anêmona ou aquelas medusas flutuantes e não com folhas e consistência de madeira.

Brito disse...

Olá Daniel... legal o seu comentário!!!
O lance legal do filme, como eu falei, foi justamente a sensibilização ambiental que ele traz. A questão biológica com certeza tem furos, como tem em quase qualquer filme que eu já vi na vida...

A questão da ligação que eles têm através do apêndice neural é algo totalmente fictício, nós não temos uma base científica capaz de analisar um fenômeno desse tipo. A gente não tem nem como argumentar ou contra-argumentar, na minha opinião... por que só deveria funcionar entre os animais???

Por favor, também me explique melhor o que você disse com essa frase, não entendi muito bem a sua lógica:
"Somos apresentados aos equivalentes de aves, répteis e mamíferos com 3 pares de membros, inclusive o equivalente a primatas. Segundo essa lógica, os Na'vi deveriam ter quatro braços, ou ao menos um par de membros vestigiais na parte superior do corpo."

Grande Abraço

Paulo Canabarro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Canabarro disse...

Bom o pessoal do Guará, trabalhou o conceito de gêmeos idênticos neste filme!! la na parte em que ator principal toma o lugar de seu irmão para controlar o avatar.

Brito disse...

É uma boa idéia... Não tinha pensado nisso!!!