segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PIBID na SEMEX - UnB

Durante os dias 8 a 12 de novembro a UnB realizou a Semana Universitária 2010, que contou com diversos eventos acadêmicos como a X Semana de Extensão da UnB Brasília 50 Anos - “DiverCidades”, programas específicos desenvolvidos pelos Decanatos de Ensino de Graduação (DEG), o Congresso de Iniciação Científica-IC, do Decanato de Pesquisa e Pós Graduação (DPP) e Assuntos Comunitários (DAC).



Para a realização dos programas do DEG o PIBID da Biologia – “Biologia Animada” – organizou um grande encontro entre as escolas da rede pública que participam do projeto, na "tenda interdisciplinar", que foi montada atrás do Banco do Brasil e trouxe como evento diversas apresentações de paródias, poemas, esquete, um vídeo com os melhores momentos do projeto e muito mais.

Sob a direção dos PIBIDIANOS, as apresentações foram intercaladas entre apresentações dos alunos da UnB e dos alunos das escolas de Ensino Médio da rede pública que participam do projeto.

Vídeo: Guilherme e Kássia - encenam, dirigidos por outra bolsita (Cecília) um trecho de "A Vida de Galileu", de Brecht.


O evento reuniu cerca de 100 alunos do Ensino Médio das cinco escolas que participam do projeto (Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga – CEMAB, Centro Educacional 2 do Cruzeiro – CEDUC, Centro Educacional 03 do Guará – Centrão (CEd3), Centro de Ensino Médio Paulo Freire) acopanhados por professores das escolas.

Também participaram do encontro os 15 alunos da UnB que atuam no PIBID e as professoras supervisoras do projeto na UnB. Além disso, atraiu diversas pessoas da comuninidade que paravam para assistir o evento. E, também contou com a visita de alunos do PIBID de outros Estados brasileiros.

No vídeo: Nossa super querida professora da UnB, Maria Rita, mostrando seu talento!



Próximo de completar dois aninhos, o Biologia Animada está a todo vapor! E as apresentações na SEMEX deixaram claro que o projeto está dando muito certo e o retorno é maravilhoso.

Aqui está o vídeo da interpretação da paródia escrita por Gabriel "Pibidianos", para nosso encontro da SEMEX. No vocal, Gabriel, Ana Paula e Thais e no pandeiro, Galileu, digo, Guilherme. (a letra está logo abaixo!)



Pibidiano
Gabriel Brito e Chico Buarque

"O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!

Ele conta com a moçada animada
Da Biologia da UnB
A galera dá o gás nessa parada
E faz todo o projeto acontecer

É um projeto da Capes com a UnB
Que inicia os alunos a treinar
Lecionar nas escolas pra valer
De uma forma que dá o que falar

As Marias coordenam o pessoal
Pra que tudo dê certo pode crer
E as profêssoras dos côlégios locais
Orientam os bolsistas pra valer

Das sete às doze horas tem gente lá
fazendo o trabalho acontecer
E das duas às seis fazem também,
Porque esse povo é bom, vou te dizer

O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!

Os alunos se amarram em aprender
Da forma que queremos ensinar
Biologia Animada é assim
E é por isso é que dá o que falar"

Nenhum comentário :