sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Leitura, interpretação e apresentação de crônicas!




A longa marcha dos grilos canibais e outras crônicas sobre a vida no planeta Terra é uma obra de Fernando Reinach, biológo e escritor. O livro reúne crônicas interessantes e divertidas sobre os mais variados temas, como: ambiente, florestas, sexo, alimentação, comportamento...

Ao final do último bimestre de 2011, depois de terminar o conteúdo de ecologia no 1° ano do EM, foi desenvolvida uma atividade utilizando algumas dessas crônicas. Separei as crônicas que abordavam temas estudados pelos alunos: parasitismo, sucessão ecológica, canibalismo e outras relações ecológicas. Os objetivos da atividade eram familiarizar os alunos com leitura e interpretação de crônicas, relacioná-las com o conteúdo visto anteriormente, montar uma apresentação e avaliar a apresentação dos colegas segundo critérios pré-estabelecidos.

Cada grupo de 4 ou 5 integrantes recebeu uma crônica e um dicionário, para que durante a leitura procurassem o significado de palavras desconhecidas. Eles também podiam usar o livro e o caderno de biologia para tirar alguma dúvida sobre o tema.

O resultado foi muito bom, a maioria dos alunos realmente participou da atividade! As apresentações foram variadas, umas com desenhos, outras com textos em tópicos, ou ambos. Os grupos não foram avaliados apenas por mim, mas pelos próprios colegas também!

2 comentários :

Natália Corrêa disse...

Professora Hadasssa, li o seu artigo e achei muito interessante a maneira interdisciplinar com a qual você montou o trabalho com seus alunos. Mesmo com a frente da Biologia, você conseguiu usar o campo da literatura para encrementar a atividade, foi realmente uma excelente escolha, pois além de os alunos terem a oportunidade de explorar outros campos do conhecimento eles automaticamente estão sendo bem instruídos para exames interdisciplinares que ocasionalmente venham a realizar durante e depois do ensino médio, como, por exemplo, o vestiblar. Espero que obtenha grande sucesso nos trabalhos com seus alunos.
Assinado: Natália Corrêa

Weliton M. B. disse...

Excelente iniciativa e muito criativa também. Vocês estão de parabéns. A ideia de integrar literatura e biologia foi ótima.