Maluco!! É o primeiro
adjetivo que vem à cabeça de toda criança ou adolescente quando pedimos pra
definir cientista... No Ginásio de Sobradinho, os alunos do 3º Ano assistiram
ao filme De Volta Para o Futuro, afim de se prepararem para uma discussão sobre
a visão de Ciência e cientista.
Vemos
hoje na sociedade uma visão super estereotipada de Ciência, colocando-a num
pedestal, como se ela estivesse acima do bem e do mal. E a visão do cientista,
principalmente em sua forma físico-comportamental também é estrapolada, é uma
pessoa relaxada, louca, excêntrica, solitária e genial.
Após o
filme e antes da discussão, os alunos precisaram elaborar uma narrativa sobre
questões centrais acerca do filme. Vejamos alguns trechos destes relatos:
"No
filme, o Dr. Brown é visto como o clássico cientista maluco, cabelos
brancos alvoroçados, basicamente uma representação de Einstein"
"O
filme traz uma visão tradicional de cientista. Uma pessoa louca que não se
importa com a aparência física, que usa jaleco e vive enfurnado em seu local de trabalho"
Além
de trabalhar a crítica do aluno, esta atividade também sugeriu abordar sobre o
método científico (ou sobre oS métodoS científicoS). Onde eles analisaram desde
a questão central utilizada no projeto no filme, até os resultados alcançados
pelo Dr. Brown.
"A
pergunta inicial do Dr. Brown foi: se seria possível viajar no tempo"
"Ao
utilizar o método científico, acaba por alcançar seus alvos tão almejados"
A
discussão após o filme foi muito construtiva, pois os alunos argumentaram sobre
a construção do saber, estereotipagem da visão de cientista para a sociedade,
além de sempre lembrarem que ciência não é só aquilo que se faz em laboratório,
mas sim todo conhecimento gerado.
(SPIELBERG, S. De volta para o Futuro)
2 comentários :
Cara!! Que legal!!! Radical
Postar um comentário