sexta-feira, 16 de abril de 2010

Curso CESPE - CEd 3 - Guará II

Ontem, dia 15/04, a equipe do PIBID (Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência) do CEd 3, no Guará II lecionou a terceira aula do projeto CESPE. O tema que está sendo abordado na escola é EMBRIOLOGIA. E, embora seja um tema difícil de ser trabalhado, ele é muito interesante e os alunos ficam bastante atentos. Sem contar que a estrutura, a direção e a professora que acompanham o grupo do CEd 3 são excelentes, o que permite o bom andamento do projeto.
Para iniciar o curso, começamos a primeira aula (25/03) com divisão celular - MITOSE e MEIOSE - para que os alunos tivessem uma base quando fossemos falar de gametogênese e utilizamos alguns poemas e vídeos do you tube para deixar a aula mais interessante e descontraída. Na segunda aula (08/04), os próprios alunos fizeram montagens dos processos de mitose e meiose utilizando pedaços de lã colorida, cartolinas cortadas, canudinhos e canetas. Para desenvolver esse trabalho os alunos foram divididos em grupos de mais ou menos cinco alunos.
Ontem (15/04), na terceira aula do curso, abordamos a gametogênese humana - ovulogênese e espermatogênese - associando as figuras dos slides que montamos com os esquemas montados pelos próprios alunos na aula anterior. Nessa aula, passamos também um trecho do vídeo "A vida antes da vida", sobre fecundação, que os alunos amaram e pediram para assistir o filme completo em uma outra ocasião. Para encerrar a aula distribuimos várias charges muito divertidas sobre fecundação e pedimos para que os alunos discutissem em grupo e explicassem o que haviam entendido para a turma toda projetando a charge que cada grupo recebeu em um data shown. Eles adoraram!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Avatar

Quem ainda não viu, deve assistir... isso é o que eu devo dizer para os leitores do nosso querido Blog!!! É imperdível... Não só pelos seus super efeitos especiais, ou pelas suas maravilhosas imagens (em 3 ou 2D, tanto faz!), ou pelos fantásticos seres vivos que a equipe do filme criou, mas, principalmente, pela visão preservacionista que ele traz!

O roteiro é bem convencional, a história de amor, etc, como dizem alguns críticos, mas há uma coisa a mais lá... há uma coisa de mistério, de ligação espiritual! Quando trabalhamos com educação ambiental, não há como nos desvencilhar desse maravilhoso recurso humano: a emoção, e eu diria até, a espiritualidade. Isso porque em todas as atividades de educação ambiental de que participei até hoje, com os mais diversos profissionais do ramo, esse aspecto é sempre o ponto inicial para uma interação posterior maior.

A questão do mistério também pode ser muito útil pra nós, Biólogos, pois sabemos muito bem que não sabemos de nada, ainda... Apesar de já sabermos muito!!! A Biologia é tão misteriosa que não somos capazes de afirmar absolutamente nada, mesmo que tenhamos estudado e estudado e estudado!!!

Mais uma coisa interessante: nesse longametragem (bem longo, inclusive - 2h 30min), os seres vivos de Pandora são nada mais nada menos que uma misturagem de características de seres vivos da Terra!!!. Podemos usar isso a nosso favor de diversas maneiras diferentes. Fazer comparações entre os animais dos dois planetas e formular hipóteses sobre a Evolução que aconteceu em cada um deles são algumas ideias interessantes.

Vou ficando por aqui... o resto vocês podem conferir assistindo ao filme!!!
Boa Sessão a Todos!

terça-feira, 30 de março de 2010

Madagascar 2


Todo mundo já conhece uma das melhores animações dos últimos tempos: Madagascar 2, de Eric Darnell e Tom McGrath. Este filme trata-se da continuação do primeiro filme onde a tropa de animais tão conhecida está de volta, formada por Alex, Marty, Glória e Melman, o Rei Julien e seu súdito Maurice e é claro os famosos pinguins do filme. A história baseia-se na tentativa dos amigos voltarem para cidade de Nova York. Mas, o avião que eles constroem acaba caindo no meio da África. Alex reencontra sua família, e todos os outros encontram semelhantes. Todos se impressionam com estilo de vida que os outros animais levam na selva, mas aos poucos vão se adaptando ao novo ambiente. A participação dos humanos é bem interessante. Os pinguins roubam o transporte deles e eles ficam perdidos na natureza, e de várias formas alteram o ambiente em que todos aqueles animais vivem. O filme é muito bom para se trabalhar a interferência do homem no meio ambiente, readaptação dos animais ao seu meio natural, entre vários outros temas relacionados a biologia, como por exemplo, o estudo da savana Africana. A verdadeira ilha de Madagascar fica na costa de Moçambique, um lugar maravilhoso, com um ambiente bem preservado. Recomendo para quando usarem este filme, pesquisar sobre esta ilha porque enriquece muito o trabalho.

Site oficial: http://www.madagascar-themovie.com/

Abertura do curso do CESPE no Paulo Freire



É com muita alegria que iniciamos os trabalhos do curso do CESPE no Paulo Freire, depois de uma primeira experiência ano passado a equipe está muito mais integrada e já temos boas propostas para esse primeiro semestre. Já na primeira aula pedimos que os alunos trouxessem algum material que incluíse mídias contendo alguma informação ou pelo menos citando algum ser vivo (tema abordado no curso). A aula foi bem flúida e tivemos diversos exemplos, dos quais apareceram vídeos, filmes, músicas, desenhos, quadrinhos, pesquisa, livros, entre outros. Além da apresentação de cada um pedimos que fossem dados exemplos de como aquele material poderia ser utilizado em algum aula (qualquer disciplina) e tivemos bons exemplos que até nos deram algumas idéias para o futuro. Também pedimos uma avaliação por parte dos alunos, para podermos estar sempre melhorando e tornando a aula mais dinâmica e instigante. Na maioria das avaliações tivemos comentários positivos, que consideraram a aula interessante. Porém demos um pequeno puxão de orelha, pedindo que criticassem também, para que assim possamos melhorar. Talvez seja interessante nas próximas avaliações o anonimato para que os alunos se sintam mais à vontade para colocarem o que pensam. Para próxima semana utilizaremos o filme "Osmosis Jones" para apresentarmos algumas doenças e como elas agem no nosso sistema.


Abraço a tod@s

sexta-feira, 26 de março de 2010

CEMAB - Projeto Cespe

Ontem, dia 25/03, foi a abertura do curso do cespe no CEMAB, devido alguns probleminhas com o data show começamos um pouquinho atrasados.
Apresentamos o projeto, discutimos sobre o que iríamos trabalhar durante o semestre - aquecimento global e ecologia - e quais seriam as expectativas dos alunos para o curso e por que eles escolheram participar. Muitos responderam que queriam aprender mais, que gostavam de biologia, natureza, desenho, cinema, quadrinhos e acharam bem legal a proposta de ensinar biologia com essas mídias.
Exibimos alguns vídeos de curta duração do Chico Bento - personagem da turma da Mônica -, sobre meio ambiente, evolução do homem, água e aquecimento global, depois iniciamos um pequeno debate sobre os vídeos, que foi muito interessante, todos gostaram e trouxeram para a realidade as situações mostradas e inclusive sugeriram soluções para a própria comunidade, como a redução do uso de copos descartáveis, diminuir o uso de papel, coleta seletiva na escola, entre outras.


Então, esse foi nosso primeiro encontro e estamos ansiosos para os próximos (:

segunda-feira, 22 de março de 2010

Despedida!



Quinta feira passada, dia 18 de março, foi a minha colação de grau da licenciatura na UnB. Foi algo triste, pois amo meu curso e amo as matérias fascinantes com professores maravilhosos que tive durante estes quatro anos e meio. Parei para pensar sobre tudo que fiz durante este tempo e concluí que valeu muito a pena cada segundo. Então, vim aqui no blog Biologia Animada agradecer pela maravilhosa experiência que tive participando do PIBID. Entrar em sala de aula ainda na graduação para realizar um projeto de biologia com alunos de ensino médio durante um ano foi muito produtivo para mim; e tenho certeza que também o foi para os meus colegas pibidianos, para as escolas que trabalhamos e para os alunos atendidos pelo projeto.
Tivemos encontros com os PIDIDs da física, química, biologia e matemática. Trabalhei dentro do PIBID de biologia conversando com os colegas que faziam o projeto em outras escolas como Paulo Freire, Cruzeiro, CEM Ave Branca Taguatinga, Samambaia. E realizei o projeto no Paranoá com a Gabriela, Amanda, Francisco e Cecília. Fizemos reuniões semanais para relatar o que estavamos fazendo em cada escola do PIBID de biologia, dar idéias, pedir ajuda etc. Reuniões com a equipe do PIBID do Paranoá para discutir o que faríamos nos encontros e planejar as atividades. Entregamos relatórios de atividades regularmente à Malu. Aplicamos questionários e tabulamos dados. Fizemos entrevistas. Resolvemos questões logísticas para o bom funcionamento do projeto. Conversamos com a direção, coordenação, professores e funcionários da escola.

Durante o curso de licenciatura fazemos dois estágios em escolas públicas, cada um com 60 horas. É algo muito interessante para que possamos ter algum contato com sala de aula e o funcionamento de uma escola antes de nos formarmos. Porém, é na turma do professor regente da escola com o conteúdo dele. Durante o estágio de biologia com o professor Paulo Bretas tivemos que dar um mini curso com um tema que nós escolhermos. Foi algo interessante, mas a duração era apenas quatro horas.
Considero que sou uma pessoa privilegiada de ter participado do PIBID e trabalhado durante bastante tempo com projeto em uma turma de uma escola pública. Formando conceitos, trabalhando dificuldades de logísticas, conhecendo a escola e os alunos.Vendo como o ensino funciona quando estamos regendo uma turma com algum objetivo a alcançar.
Sim, ser professora é o que quero para a minha vida. É uma profissão linda e muito gratificante.
Obrigada!

Gostaria de agradecer ao projeto PIBID pela oportunidade, à Maria Luiza Gastal (Malu) pela coordenação do projeto e incentivo às atividades, à Maria Rita pelo apoio, à Gabriela Azevedo, Amanda Tainá, Francisco Guimarães, Cecília Ricardo pelo companheirismo e pelo maravilhoso trabalho em equipe que fizemos no Paranoá e a todos os pibidianos pela discussões, trabalhos e relatos dos projetos realizados em todas as escolas.

Sofia Bethlem (Equipe do Paranoá)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Início de Ano!!!

Até que enfim consegui postar!!!

Esse post é rápido... só pra dizer que já começamos as atividades do PF (Paulo Freire) em fevereiro com os primeiros anos, TEMA: Meio Ambiente...

Estamos no processo final das inscrições para o projeto da tarde! O tema deste será Seres Vivos!!!
Aceitamos ideias e contribuições...

Abração,
Gabriel