Na
ultima terça-feira (13) finalizamos uma tríade de aulas sobre um dos biomas
mais importantes e fundamentais para a manutenção do ecossistema brasileiro.
oram
apontados aspectos teóricos em relação ao cerrado, sua composição faunística
e flora, e contextualizando o tema. Ao final da aula falamos também sobre a sua
importância da existência de agrônomos e biólogos trabalhando em conjunto para
a preservação e manipulação de características do cerrado, como por exemplo,
seu elevado pH, para que possamos aproveitar de seu espaço físico e características
bióticas sem maiores danos ao ecossistema, constituindo uma politica de
desenvolvimento sustentável eficiente.
Devido
ao interesse dos alunos pelo uso do laboratório e a necessidade de uma preparação
para lidar com o espaço elaboramos uma aula sobre bioética e biossegurança. Na
bioética discutimos questões polemicas relacionadas a ciência e sociedade além dos
Cinco princípios da bioética (beneficência,
autonomia, justiça, não maleficência e proporcionalidade) e na biossegurança foi
dito e reforçado normas básicas de comportamento dentro de um laboratório como higienização.
A discussão dessa aula ficou a carga de reportagens sobre casos relacionados a
falta de informação e descumprimento de regras de biossegurança, como o caso do
césio-147 em Goiânia no ano de 1987.
Na
terceira aula justamos o útil ao agradável, a necessidade de voltar a aula
sobre o cerrado de uma forma mais prática, para garantir uma melhor
entendimento sobre a dinâmica ligada ao bioma e a vontade dos alunos de ter uma
atividade laboratorial. Tendo como base teórica os estudos sobre a acidez do
solo realizamos uma atividade de analise de pH de solo e de outras substancias.
O indicador de pH utilizad foi
feito a base de repolho roxo, mas pode ser feito com frutas, folhas e flores
que possuam antiocianina, responsável pela pigmentação roxa/vermelha/lilás nas
folhas.
Passo 01: cortar o bioindicador
escolhido em partes pequenas
Passo 02: em uma
panela, colocar o bioindicador juntamente com água (se for possível destilada,
mas só se for OK) e esperar ferver
Passo 03: armazenar o líquido
obtido em um recipiente fechado e colocar na geladeira, nesse estado o líquido
mantem suas propriedades por cerca de 30 dias.
FASE 02, PREPARE O LOCAL
Apesar de não utilizarmos de nada
muito complexo no labotatório, é interessante que se tenha algumas vidrarias,
porem é importante ressaltar que elas podem facilmente serem substituídas por
outros recipientes previamente organizados. A vidraria utilizada na nossa experiência:
·
Béquer
·
Erlenmeyer
·
Conta gotas
·
Tubos de Ensaio
·
Estante para tubos de ensaio
É importante ressaltar como utilizamos cada vidraria, o
béquer foi utilizado para armazenar a terra. Utilizamos o Erlenmeyer para
depositar uma quantidade de bioindicador para cada grupo, o conta gotas para
manipular o bioindicador e os tubos de ensaio para analisar o pH de outras substâncias.
FASE 03, DINAMICA EM SALA DE AULA
Como o objetivo da dinâmica era aliar conhecimento adquirido
em sala de aula sobre o cerrado e conhecimentos básicos de química a primeira
etapa foi fazer uma analise da terra do cerrado. As amostras de terra foram coletadas
pelos alunos no período da aula, dentro do próprio ambiente da escola. As
amostras foram reservadas em um béquer a parte juntamente com o bioindicador e
reservado a parte, pois só adquirimos um resultado após no mínimo 30 minutos em
contato com o bioindicador. Enquanto a reação acontece os alunos foram
estimulados a investigar o nível de pH de substancias presentes no seu dia a
dia como desodorante, creme para pele, sabonete líquido e limão.
É importante para o funcionamento da aula lembrar os bioindicadores a base de antiocianina apresentem cores diferentes para cada pH, portanto a escala utilizada é a da figura a seguir:
TOQUE PIBID
É importante para o funcionamento da aula lembrar os bioindicadores a base de antiocianina apresentem cores diferentes para cada pH, portanto a escala utilizada é a da figura a seguir:
TOQUE PIBID
Na aula 01 foram utilizados um jogo
de tabuleiro pertencente ao Laboratório de Ensino em Ciencia UnB (LEC/UNB) e os
seguintes vídeos:
- O que que o cerrado tem: https://www.youtube.com/watch?v=ZnRrDgbmSQQ&t=4s
- Você conhece o cerrado?: https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw&t=28s
Slide da aula 01 para visualizacao e download: https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWaG0wWGQwZk5RQ0E/view?usp=sharing
Slide da aula 01 para visualizacao e download: https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWaG0wWGQwZk5RQ0E/view?usp=sharing
- Na aula 02 foram utilizados os
seguintes vídeos:
Fantástico / Céssio 137 uma
Reviravolta no caso do Maior Acidente Radioativo do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=k09b2aktGao
O laboratório de Dexter, Transformações: https://www.youtube.com/watch?v=dADiiRcvbd0
Slide para visualização e download: https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWTnFJY3JGSWhVckU/view?usp=sharing
Slide para visualização e download: https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWTnFJY3JGSWhVckU/view?usp=sharing
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