sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Cerrado no laboratório.

 

Na ultima terça-feira (13) finalizamos uma tríade de aulas sobre um dos biomas mais importantes e fundamentais para a manutenção do ecossistema brasileiro.

oram apontados aspectos teóricos em relação ao cerrado, sua composição faunística e flora, e contextualizando o tema. Ao final da aula falamos também sobre a sua importância da existência de agrônomos e biólogos trabalhando em conjunto para a preservação e manipulação de características do cerrado, como por exemplo, seu elevado pH, para que possamos aproveitar de seu espaço físico e características bióticas sem maiores danos ao ecossistema, constituindo uma politica de desenvolvimento sustentável eficiente.

Devido ao interesse dos alunos pelo uso do laboratório e a necessidade de uma preparação para lidar com o espaço elaboramos uma aula sobre bioética e biossegurança. Na bioética discutimos questões polemicas relacionadas a ciência e sociedade além dos Cinco princípios da bioética (beneficência, autonomia, justiça, não maleficência e proporcionalidade) e na biossegurança foi dito e reforçado normas básicas de comportamento dentro de um laboratório como higienização. A discussão dessa aula ficou a carga de reportagens sobre casos relacionados a falta de informação e descumprimento de regras de biossegurança, como o caso do césio-147 em Goiânia no ano de 1987.

Na terceira aula justamos o útil ao agradável, a necessidade de voltar a aula sobre o cerrado de uma forma mais prática, para garantir uma melhor entendimento sobre a dinâmica ligada ao bioma e a vontade dos alunos de ter uma atividade laboratorial. Tendo como base teórica os estudos sobre a acidez do solo realizamos uma atividade de analise de pH de solo e de outras substancias.

FASE 01, PREPARANDO O BIOINDICADOR.

O indicador de pH utilizad foi feito a base de repolho roxo, mas pode ser feito com frutas, folhas e flores que possuam antiocianina, responsável pela pigmentação roxa/vermelha/lilás nas folhas.

Passo 01: cortar o bioindicador escolhido em partes pequenas
Passo 02: em uma panela, colocar o bioindicador juntamente com água (se for possível destilada, mas só se for OK) e esperar ferver
Passo 03: armazenar o líquido obtido em um recipiente fechado e colocar na geladeira, nesse estado o líquido mantem suas propriedades por cerca de 30 dias.


FASE 02, PREPARE O LOCAL
Apesar de não utilizarmos de nada muito complexo no labotatório, é interessante que se tenha algumas vidrarias, porem é importante ressaltar que elas podem facilmente serem substituídas por outros recipientes previamente organizados. A vidraria utilizada na nossa experiência:
·         Béquer
·         Erlenmeyer
·         Conta gotas
·         Tubos de Ensaio
·         Estante para tubos de ensaio
É importante ressaltar como utilizamos cada vidraria, o béquer foi utilizado para armazenar a terra. Utilizamos o Erlenmeyer para depositar uma quantidade de bioindicador para cada grupo, o conta gotas para manipular o bioindicador e os tubos de ensaio para analisar o pH de outras substâncias.
           
FASE 03, DINAMICA EM SALA DE AULA

Como o objetivo da dinâmica era aliar conhecimento adquirido em sala de aula sobre o cerrado e conhecimentos básicos de química a primeira etapa foi fazer uma analise da terra do cerrado. As amostras de terra foram coletadas pelos alunos no período da aula, dentro do próprio ambiente da escola. As amostras foram reservadas em um béquer a parte juntamente com o bioindicador e reservado a parte, pois só adquirimos um resultado após no mínimo 30 minutos em contato com o bioindicador. Enquanto a reação acontece os alunos foram estimulados a investigar o nível de pH de substancias presentes no seu dia a dia como desodorante, creme para pele, sabonete líquido e limão.
É importante para o funcionamento da aula lembrar os bioindicadores a base de antiocianina apresentem cores diferentes para cada pH, portanto a escala utilizada é a da figura a seguir:



 TOQUE PIBID
            Na aula 01 foram utilizados um jogo de tabuleiro pertencente ao Laboratório de Ensino em Ciencia UnB (LEC/UNB) e os seguintes vídeos:
            - O que que o cerrado tem: https://www.youtube.com/watch?v=ZnRrDgbmSQQ&t=4s
            - Você conhece o cerrado?: https://www.youtube.com/watch?v=orGhCBbK4Iw&t=28s
            Slide da aula 01 para visualizacao e download:  https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWaG0wWGQwZk5RQ0E/view?usp=sharing
           
            - Na aula 02 foram utilizados os seguintes vídeos:
            Fantástico / Céssio 137 uma Reviravolta no caso do Maior Acidente Radioativo do Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=k09b2aktGao
            O laboratório de Dexter, Transformações: https://www.youtube.com/watch?v=dADiiRcvbd0
            Slide para visualização e download: https://drive.google.com/file/d/0B7n8I5U3FuGWTnFJY3JGSWhVckU/view?usp=sharing




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