segunda-feira, 22 de março de 2010

Despedida!



Quinta feira passada, dia 18 de março, foi a minha colação de grau da licenciatura na UnB. Foi algo triste, pois amo meu curso e amo as matérias fascinantes com professores maravilhosos que tive durante estes quatro anos e meio. Parei para pensar sobre tudo que fiz durante este tempo e concluí que valeu muito a pena cada segundo. Então, vim aqui no blog Biologia Animada agradecer pela maravilhosa experiência que tive participando do PIBID. Entrar em sala de aula ainda na graduação para realizar um projeto de biologia com alunos de ensino médio durante um ano foi muito produtivo para mim; e tenho certeza que também o foi para os meus colegas pibidianos, para as escolas que trabalhamos e para os alunos atendidos pelo projeto.
Tivemos encontros com os PIDIDs da física, química, biologia e matemática. Trabalhei dentro do PIBID de biologia conversando com os colegas que faziam o projeto em outras escolas como Paulo Freire, Cruzeiro, CEM Ave Branca Taguatinga, Samambaia. E realizei o projeto no Paranoá com a Gabriela, Amanda, Francisco e Cecília. Fizemos reuniões semanais para relatar o que estavamos fazendo em cada escola do PIBID de biologia, dar idéias, pedir ajuda etc. Reuniões com a equipe do PIBID do Paranoá para discutir o que faríamos nos encontros e planejar as atividades. Entregamos relatórios de atividades regularmente à Malu. Aplicamos questionários e tabulamos dados. Fizemos entrevistas. Resolvemos questões logísticas para o bom funcionamento do projeto. Conversamos com a direção, coordenação, professores e funcionários da escola.

Durante o curso de licenciatura fazemos dois estágios em escolas públicas, cada um com 60 horas. É algo muito interessante para que possamos ter algum contato com sala de aula e o funcionamento de uma escola antes de nos formarmos. Porém, é na turma do professor regente da escola com o conteúdo dele. Durante o estágio de biologia com o professor Paulo Bretas tivemos que dar um mini curso com um tema que nós escolhermos. Foi algo interessante, mas a duração era apenas quatro horas.
Considero que sou uma pessoa privilegiada de ter participado do PIBID e trabalhado durante bastante tempo com projeto em uma turma de uma escola pública. Formando conceitos, trabalhando dificuldades de logísticas, conhecendo a escola e os alunos.Vendo como o ensino funciona quando estamos regendo uma turma com algum objetivo a alcançar.
Sim, ser professora é o que quero para a minha vida. É uma profissão linda e muito gratificante.
Obrigada!

Gostaria de agradecer ao projeto PIBID pela oportunidade, à Maria Luiza Gastal (Malu) pela coordenação do projeto e incentivo às atividades, à Maria Rita pelo apoio, à Gabriela Azevedo, Amanda Tainá, Francisco Guimarães, Cecília Ricardo pelo companheirismo e pelo maravilhoso trabalho em equipe que fizemos no Paranoá e a todos os pibidianos pela discussões, trabalhos e relatos dos projetos realizados em todas as escolas.

Sofia Bethlem (Equipe do Paranoá)

3 comentários :

Malu disse...

Sofia,
Você vai deixar muitas saudades, mas contamos com continuar encontrando você por aqui, nos visitando e compartilhando sua experiência.
Sucesso e felicidades!
Malu

Sofia Bethlem disse...

Certamente! Atualmente no estágio de bacharel 2 e no curso de Photoshop.
Não pretendo abandonar o NECBio tão cedo! ;)
Nos falamos, Malu!
Beijos

Gabi disse...

Amada Sofia,

Fiquei emocionada com o seu relato! Tenho muito orgulho de ti e a certeza de que você será uma grande educadora.
Continue na missão Flor!
Agradeço por tudo!

Beijão,
Gabriela