quarta-feira, 12 de maio de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Na semana do dia 26/04, nós alunos do PIBID do Centro Educacional 02 do Cruzeiro(CEDUC) demos aula para as turmas do 1º ano sobre organelas. A professora já havia introduzido o assunto, mas em função da diversidade de termos, imagens e funções solicitou que colaborássemos com o auxílio de algum recurso multimídia. Levamos os alunos ao laboratório de informática, com acesso a internet. utilizamos um site muito interssante e didático http://www.planetabio.com.br/; muitas animações bem elaboradas explicam bem didaticamente sobre todas as estruturas celulares. Após as explicações, os próprios alunos manusearam em cada computador as animações e identificaram oralmente, as organelas e suas funções. Elaboramos uma avaliação com imagens de filmes, quadrinhos, animações que continham situações associadas ao funcionameento normal ou irregular de determinadas organelas. Os alunos devereiam reconhecer e indicar o nome da organela associada. Foi uma aula muito produtiva, pois muitos nem sabiam como pronunciar algumas organelas, muito menos reconhecê-las dentro das imagens estáticas dos livros didáticos. A dinâmica das animações e das imagens facilitou a identificação das estruturas, bem como o entendimento das funções.


Abaixo algumas avaliações dos alunos:

"Essa aula foia a melhor aula de biologia, ... entendi todas as funções e nomes de cada organela.Aprendi os nomes que considero difícil."

"A aula de biologia, vendo imagens, favoreceu o melhor entendimento sobre as organelas e suas funções dentro da célula, por isso foi muito boa."

"Achei essa aula no laboratório de informática mais interessante do que as aulas em sala de aula, deveriam ter mais aulas assim como hoje."

Nenhum comentário :