sexta-feira, 14 de maio de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Oii Pessoal!! =)

Nos terceiros anos, a equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro preparou uma aula com "agitação" e conteúdo! Para isso, contamos com algumas animações que foram editadas ou produzidas por nós. A pedido da professora, elaboramos uma espécie de revisão, que abrangia assuntos de genética e divisões celulares. Na explicação de mitose e meiose, utilizamos um site que mostrava passo-a-passo e de maneira bem divertida, essas divisões. Já na parte de genética, demos destaque às características condicionadas por um par de genes, especificando quais eram recessivas e quais eram dominantes. Através de fotos dos famosos mais admirados por eles, fomos demonstrando tais características.... e é lógico que conseguimos arrancar suspiros(e gritos, na maioria das vezes...rsrs) quando aparecia a foto da Angelina Jolie com seus lábios exuberantes ou do Taylor Lautner com covinhas (ator de Sharkboy e Lavagirl; e Crepúsculo).

Bom, assim que os ânimos se acalmavam... prosseguíamos a aula com um exemplo de cruzamento entre híbridos(animação criada por nós), considerando os lóbulos das orelhas do casal... e tínhamos um resultado meio inesperado dentre as possibilidades:

Após o momento de descontração, iniciávamos a avaliação, como de costume!

Nesta avaliação, usamos alguns vídeos do youtube sobre divisões celulares, que inicialmente estavam com legendas.. Entçao resolvemos descartar o áudio, e colocar em seu lugar músicas que trouxessem mais animação e fizessem com que os alunos focassem a atenção nas imagens apresentadas... e pelo visto funcionou muuito bem... utilizamos desenhos imagens gerais de heranças;
Depois disso alguns trechos do Livro "O Código Da Vinci" foram selecionados para que eles identificassem as características dominantes e recessivas presentes no texto.

E assim, concluímos mais uma missão na escola =) Conciliando diversão e produtividade!

Abraços,
Thaís Carvalho e Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro.

Nenhum comentário :