sexta-feira, 23 de julho de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Na terceira semana de junho preparamos uma aula de divisões celulares para os primeiros anos do Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Antes de iniciar a explicação, entregamos o material(resumo) e perguntamos qual a noção que eles tinham sobre o conteúdo. "Divisão celular é quando a célula se divide", obviamente recebemos tal resposta em todas as turmas.
Bom, após mostrarmos alguns exemplos de situações em que essas divisões ocorrem (crescimento ósseo, regeneração da pele, formação de gametas e outros), explicamos os conceitos de haploidia e diploidia( em várias espécies) para que o "n" e o "2n" fizessem sentido para os alunos, já que a maioria estavam vendo isto pela primeira vez. Assim que eles demonstravam confiança para prosseguir, partíamos para as fases das divisões e apresentávamos a seguinte frase: "ProMeta Ana Telefonar". Desse modo, eles gravavam as quatro fases sem dificuldade(prófase,metáfas,anáfase e telófase). Por meio de um site, mostramos todas as fases destacando as diferenças entre meiose e mitose. Durante a aula fizemos com que os alunos repetissem os novos termo constantemente afim de fixarem o conteúdo. Na avaliação utilizamos vídeos e animações onde deveriam dizer o tipo de divisão que estava ocorrendo. Cenas do filme "Ligeiramente Grávidos" e vídeos encontrados no YouTube constituíram o teste. Ao final da atividade, todos os alunos avaliaram positivamente a aula.
*Os vídeos encontrados no YouTube foram editados por nosso colega Paulo Cordeiro,que substituiu ou adicionou uma trilha sonora que agradam os alunos para tornar a Biologia mais Animada!


Thaís Carvalho e Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Nenhum comentário :