sexta-feira, 8 de abril de 2011

Megamente – Um filme brilhante




O filme conta a história de um super herói às avessas que vem de outro planeta, que havia sido destruído. Ele acaba chegando a Terra junto com outro ser extraterrestre, cujo planeta também havia sido destruído. Nosso personagem principal, Megamente, embora seja humanóide, tem uma aparência bem diferente dos padrões dos seres humanos, enquanto o segundo personagem, Metroman, é o esteriótipo ideal para a humanidade.



Por isso, o primeiro acaba se tornando um vilão, enquanto o segundo se torna o defensor de Metro City. Trechos do filme podem ser utilizados para trabalhar uma série de conteúdos como: transgenia, preconceito, energia solar e até uma pincelada em evolução.



PRECONCEITO

É interessante observar que o Megamente se tornou vilão por causa da forma como a sociedade o tratou, desde que era um bebê, por ele ser diferente (cor da pele azul, crânio muito grande e desproporcional ao corpo).


Ele cresceu em uma prisão, na escola era excluído por causa de sua aparência e sua super inteligência era totalmente desvalorizada. Por isso, acabou decidindo ser um vilão para não viver deslocado na sociedade.

VIDA EXTRATERRESTRE (Evolução)

Será que seres extraterrestres teriam evoluído como humanóides mais fortes e inteligentes do que o ser humano e, ainda, com habilidades como poder voar? Ou seria impossível terem acontecido diversos eventos ao acaso, em outro planeta, semelhantes aos eventos evolutivos que aconteceram na Terra?




ENERGIA SOLAR (Educação Ambiental)

O raio da morte, utilizado pelo Megamente para destruir o Metroman, funcionava a partir de energia solar. Essa fonte de energia renovável é extremamenta negligenciada pela humanidade, que chega a inventar guerras para conseguir o petróleo, enquanto a energia solar, captada por painéis em uma semana ensolarada, daria para abastecer uma cidade por um ano (assista ao documentário HOME). Porém, os interesses econômicos e políticos acabam impedindo a disseminação desse recurso.




BIOTECNOLOGIA

Com sua super inteligência, o Megamente usava biotecnologia para criar robôs e equipamentos como o desidratador, com o qual ele desidratava organismos vivos e objetos, reduzindo o seu volume. Ele chegou a usar o desidratador até para reduzidir o lixo que havia no meio da cidade, porém, quando choveu, tudo voltou ao normal. Ele até tentou criar um botão para reiniciar o mundo. Porém, descobriu que era cientificamente impossível.







Mas, sua grande criação foi um novo super herói, para ter com quem lutar. Coletando resquícios do DNA do Metroman, que estavam em sua capa, o Megamente conseguiu criar um organismo transgênico, injetando esse DNA em um ser humano, que passou a ter todos os poderes do Metroman, porém, com uma personalidade prepotente e extremamente egoísta.


Um comentário :

Nina Freitas disse...

Kássia, ótimo post, eu adorei esse filme, e vi muitas possibilidades de usa-lo também em nossas aulas.