segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Proposta de atividade - American Dad


Olá a tod@s,

Atualmente tenho me aproximado de alguns temas de educação em saúde, em discussões com colegas e professores pude notar que esse tema transversal, de grande importância para educandos e para a sociedade, é pouco trabalhado e quando abordado apresenta-se com vieses puramente biológicos e conteudistas. Sendo tema transversal a saúde deveria ser tratada em todas as disciplinas, de acordo com a possibilidade de cada currículo e a disposição dos professores em incluí-la em suas atividades. Porém a experiência nos ensina que isso é algo que não acontece.

Como isso em mente e ao assistir um episodio de um desenho animado intitulado “American Dad” surgiu a idéia de uma atividade que possui como temas centrais a anorexia nervosa, imagem corporal e saúde mental. Acredito que nós, professores de biologia, não estamos totalmente aptos a tratar de algumas questões dentro deste arcabouço que é a saúde, temos nossa especialização e uma área de atuação. Portanto há de se considerar que certo estudo e preparação são fundamentais no trato de certos temas. Considerando-se esses cuidados já podemos levar em conta que (lembrando que a saúde não se restringe à questões puramente biológicas) os frutos de discussões e atividades sobre alguns temas podem extravasar as fronteiras do conteúdo tornando-se proposta dinâmica e fértil para reflexões e aprendizados.

Criado por Seth McFarlane esse desenho politicamente incorreto nos trás uma boa possibilidade de tratar a anorexia nervosa. No episodio em questão Stan (o “american dad”), pai de família, funcionário da CIA, moralista, conservador e reacionário não admite o namoro de seu filho com uma menina que é gordinha. Seu preconceito e paranóia chegam ao ponto de “forçá-lo” na busca de um corpo esbelto, já que o trabalho administrativo/burocrático e as responsabilidades com a família lhe trouxeram, ao longo dos anos, alguns quilinhos a mais. Adquirindo uma imagem corporal deformada Stan não percebe que seus esforços para emagrecer transformam seu corpo em um saco de ossos. Sua família, preocupada com sua condição lhe alerta e tenta convencê-lo de sua paranóia, porém Stan não lhes dá ouvidos, acreditando que eles querem puni-lo pelo modo como tratou a namorada do filho.

Partindo desse quadro podemos trabalhar com metodologias reflexivas, diálogos orientados, atividades de pesquisa sobre o tema em jornais e revistas entre outros. Para aqueles que têm contatos com pessoas que trabalham com o tema, como psicólogos, médicos e agentes de saúde seria interessante, se possível, uma palestra. A atividade também pode ser complementada com um vídeo de uma campanha contra anorexia disponível no “YouTube”. Para encontrá-lo basta pesquisar com o tag “campanha contra a anorexia”. Para aqueles que não conhecem existem alguns programas feitos para baixar vídeos do “YouTube” de fácil acesso no Google. E para que a atividade dialogue com o currículo ela poderia ser associada à fisiologia e/ou alimentação, entre outros.

Gostaria de lembrar que, por se tratar de um desenho adulto, algumas cenas não são adequadas à sala de aula. É fundamental que o professor que deseja trabalhar com o desenho tenha esse olhar e selecione, por meio de edição, as passagens que realmente interessam à aula. Nesse caso específico eu revi o desenho e achei que não há a necessidade de edição. O nome do episódio é “American dad after school Especial”, ele é o segundo episódio da segunda temporada (T2x02).


Grande abraço à tod@s

Guilherme Morales

Nenhum comentário :