quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sangue comestível??

Não, nós não viramos vampiros... Acontece que na última quarta-feira, dia 31 de agosto, aconteceu a abertura do curso Biologia Animada no turno contrário do Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CEDUC). Contamos com a presença de 31 alunos do Ensino Médio e da EJA. O curso acontecerá em 3 módulos com os temas Fisiologia, Ecologia e Biotecnologia.


Iniciamos o 1º encontro, cujo tema era sangue e sistema imunológico, com uma dinâmica de apresentação. Então, tentamos despertar a curiosidade dos alunos com um episódio de  The Big Bang Theory  (S03E15 The Large Hadron Collision), no qual a personagem Sheldon é contaminada ao abraçar Penny e ambos ficam doentes. Para ilustrar as explicações sobre sangue, células sanguíneas e processos imunológicos, utilizamos duas animações da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (sobre coagulação sanguínea e infecção pelo vírus HIV), outras duas animações retiradas do YouTube sobre anticorpos e sobre o sangue em geral, além de uma filmagem de microscópio óptico mostrando uma bactéria sendo “perseguida” e fagocitada.

Agora, o que comestível ter a ver com isso? Depois das explicações, os alunos formaram grupos, nos quais modelaram células e proteínas envolvidas na resposta imunológica a um vírus com... pasta americana! Com esses modelos, confeitaram um bolo preparado pela professora Hipácia e o melhor: comemos tudo depois!!!



Cores correspondentes a células, anticorpos e vírus representados

Representação da opsonização dos vírus (em verde) por anticorpos (em rosa)

Essa sim foi uma aula deliciosa!


Agradecemos em especial as Professoras Zara Faria Sobrinha Guimarães e Carla Maria Medeiros y Araújo pela mini-oficina de modelos tridimensionais.

Um comentário :

equipamentos para laboratório disse...

Primeira vez que visito esse blog e gostei muito das matérias bem interessantes e divertidas, parabéns!