quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Homem do Futuro


Do mesmo diretor de “Mulher Invisível”, Cláudio Torres, “O Homem do Futuro” conta com Wagner Moura interpretando Zero, um cientista genial, mas infeliz, insatisfeito com sua vida, que foi humilhado há vinte anos na faculdade e perdeu o amor de sua vida, Helena. Prestes a ser demitido, ele aciona o acelerador de partículas mais barato do mundo. Mesmo o experimento tendo falhado, ele acaba voltando ao passado acidentalmente e vê a chance de alterá-lo. Ele verá, então, que modificar os fatos pode ser mais difícil e confuso do que parece. Voltando ao presente alterado, descobre que se transformou num canalha e a nova realidade o separou ainda mais de Helena. Sua única alternativa é voltar ao passado novamente e tentar impedir a si próprio de alterar o presente.

Vejo neste filme mais uma possibilidade de levantar discussões a respeito da visão que a sociedade tem de um cientista, sem falar que é um ótimo meio de arrancar risadas de quem o assiste. Como em muitos outros filmes, temos a imagem de um homem, que devido a alguma frustração na infância ou adolescência, encontrou refúgio na ciência e se tornou uma pessoa fechada para o mundo e presa em seus experimentos.

Além disso, questões ambientais também podem ser discutidas, uma vez que o filme apresenta o fato de que toda e qualquer coisa que você altere no passado terá conseqüências no futuro. Sendo assim, pequenos atos praticados por nós agora, mesmo que singelos, podem contribuir de maneira significativa para um futuro melhor.

Enfim, o filme ainda está em cartaz, e é uma ótima opção para aqueles que querem se divertir, e posteriormente, trabalhar em cima dele!

Segue o link do trailer: http://www.youtube.com/watch?v=IEEE7qbmYUU

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Proposta de atividade - American Dad


Olá a tod@s,

Atualmente tenho me aproximado de alguns temas de educação em saúde, em discussões com colegas e professores pude notar que esse tema transversal, de grande importância para educandos e para a sociedade, é pouco trabalhado e quando abordado apresenta-se com vieses puramente biológicos e conteudistas. Sendo tema transversal a saúde deveria ser tratada em todas as disciplinas, de acordo com a possibilidade de cada currículo e a disposição dos professores em incluí-la em suas atividades. Porém a experiência nos ensina que isso é algo que não acontece.

Como isso em mente e ao assistir um episodio de um desenho animado intitulado “American Dad” surgiu a idéia de uma atividade que possui como temas centrais a anorexia nervosa, imagem corporal e saúde mental. Acredito que nós, professores de biologia, não estamos totalmente aptos a tratar de algumas questões dentro deste arcabouço que é a saúde, temos nossa especialização e uma área de atuação. Portanto há de se considerar que certo estudo e preparação são fundamentais no trato de certos temas. Considerando-se esses cuidados já podemos levar em conta que (lembrando que a saúde não se restringe à questões puramente biológicas) os frutos de discussões e atividades sobre alguns temas podem extravasar as fronteiras do conteúdo tornando-se proposta dinâmica e fértil para reflexões e aprendizados.

Criado por Seth McFarlane esse desenho politicamente incorreto nos trás uma boa possibilidade de tratar a anorexia nervosa. No episodio em questão Stan (o “american dad”), pai de família, funcionário da CIA, moralista, conservador e reacionário não admite o namoro de seu filho com uma menina que é gordinha. Seu preconceito e paranóia chegam ao ponto de “forçá-lo” na busca de um corpo esbelto, já que o trabalho administrativo/burocrático e as responsabilidades com a família lhe trouxeram, ao longo dos anos, alguns quilinhos a mais. Adquirindo uma imagem corporal deformada Stan não percebe que seus esforços para emagrecer transformam seu corpo em um saco de ossos. Sua família, preocupada com sua condição lhe alerta e tenta convencê-lo de sua paranóia, porém Stan não lhes dá ouvidos, acreditando que eles querem puni-lo pelo modo como tratou a namorada do filho.

Partindo desse quadro podemos trabalhar com metodologias reflexivas, diálogos orientados, atividades de pesquisa sobre o tema em jornais e revistas entre outros. Para aqueles que têm contatos com pessoas que trabalham com o tema, como psicólogos, médicos e agentes de saúde seria interessante, se possível, uma palestra. A atividade também pode ser complementada com um vídeo de uma campanha contra anorexia disponível no “YouTube”. Para encontrá-lo basta pesquisar com o tag “campanha contra a anorexia”. Para aqueles que não conhecem existem alguns programas feitos para baixar vídeos do “YouTube” de fácil acesso no Google. E para que a atividade dialogue com o currículo ela poderia ser associada à fisiologia e/ou alimentação, entre outros.

Gostaria de lembrar que, por se tratar de um desenho adulto, algumas cenas não são adequadas à sala de aula. É fundamental que o professor que deseja trabalhar com o desenho tenha esse olhar e selecione, por meio de edição, as passagens que realmente interessam à aula. Nesse caso específico eu revi o desenho e achei que não há a necessidade de edição. O nome do episódio é “American dad after school Especial”, ele é o segundo episódio da segunda temporada (T2x02).


Grande abraço à tod@s

Guilherme Morales

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sangue comestível??

Não, nós não viramos vampiros... Acontece que na última quarta-feira, dia 31 de agosto, aconteceu a abertura do curso Biologia Animada no turno contrário do Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CEDUC). Contamos com a presença de 31 alunos do Ensino Médio e da EJA. O curso acontecerá em 3 módulos com os temas Fisiologia, Ecologia e Biotecnologia.


Iniciamos o 1º encontro, cujo tema era sangue e sistema imunológico, com uma dinâmica de apresentação. Então, tentamos despertar a curiosidade dos alunos com um episódio de  The Big Bang Theory  (S03E15 The Large Hadron Collision), no qual a personagem Sheldon é contaminada ao abraçar Penny e ambos ficam doentes. Para ilustrar as explicações sobre sangue, células sanguíneas e processos imunológicos, utilizamos duas animações da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (sobre coagulação sanguínea e infecção pelo vírus HIV), outras duas animações retiradas do YouTube sobre anticorpos e sobre o sangue em geral, além de uma filmagem de microscópio óptico mostrando uma bactéria sendo “perseguida” e fagocitada.

Agora, o que comestível ter a ver com isso? Depois das explicações, os alunos formaram grupos, nos quais modelaram células e proteínas envolvidas na resposta imunológica a um vírus com... pasta americana! Com esses modelos, confeitaram um bolo preparado pela professora Hipácia e o melhor: comemos tudo depois!!!



Cores correspondentes a células, anticorpos e vírus representados

Representação da opsonização dos vírus (em verde) por anticorpos (em rosa)

Essa sim foi uma aula deliciosa!


Agradecemos em especial as Professoras Zara Faria Sobrinha Guimarães e Carla Maria Medeiros y Araújo pela mini-oficina de modelos tridimensionais.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos - Filme


Planeta dos Macacos é um filme de ficção científica de 2001, remake do filme de mesmo nome de 1968. O filme conta a história do astronauta Léo que, após uma tempestade eletromagnética, cai em um planeta habitado por macacos humanóides com uma comunidade bem estruturada, que caçam e escravizam os humanos. Junto com uma chimpanzé fêmea chamada Ari, que protesta contra o tratamento que os humanos recebem, Léo começa uma revolução humana contra os macacos. A resposta dos macacos é feita a partir do general Thade, grande defensor da supremacia dos macacos sobre os humanos.
O filme dirigido por Tim Burton recebeu algumas críticas por mudanças feitas no filme, como não deixar claro para o espectador que o tempo todo Léo está na Terra e que suas viagens são feitas apenas no tempo.
Usamos esse filme para abordar o tema evolução no PIBID - Paulo Freire, levantando polêmicas relacionadas as Teorias de Lamarck e Darwin. Chamamos a atenção também para as diferentes espécies de macacos presentes no filme. Claro que os alunos não deixaram de notar e comentar as confusões causadas pelo autor, em relação ao lugar em que o filme se passa.
Não posso deixar de comentar que o filme também gerou muita polêmica nos alunos e na professora do PIBID que desenvolveram a tarefa. Por final, o filme foi muito bom para tratar o tema e despertar o interesse dos alunos. Com uma pitadinha de diversão, é claro!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rango - Filme


Rango (voz de Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói.

Além das temáticas biológicas claras que o filme aborda, como adaptação a ambientes inóspitos e camuflagem, existe uma outra temática que pode ser explorada tendo como ponto de partida o filme do nosso herói Rango; a problemática do desequilíbrio ambiental causado pela ação antrópica sobre os aquíferos naturais. No filme essa questão é abordada de forma lúdica, e as espécies muito prejudicadas apenas migram, mas sabemos que, na realidade, elas são extintas.

O filme é ambientado no Deserto de Mojave, que fica entre quatro estados Norte Americanos, Califórnia, Nevada, Arizona e Utah. É o lugar mais seco dos Estados Unidos, onde foi registrada a mais alta temperatura (57° C!) da história do país. Não é nada raro o calor ultrapassar a marca dos 40° C.

Apesar da região ser naturalmente um deserto, a construção de grandes cidades nessa região inóspita tem sido comum. Já faz um tempo que o homem acredita ter vencido as adversidades da natureza, inclusive a aridez de um deserto. Entre essa cidades está Las Vegas, conhecida por seus gramados verdes e grandes piscinas! Esse estilo de viver, esbanjador de recursos, típico de Las Vegas, vem preocupando os especialistas ambientais americanos, que já conseguiram criar algumas reservas nessa região. Entretanto, a quantidade de água exigida, pelos altos padrões da cidade, está secando os aquíferos que abasteciam o deserto de Mojave.

Vale apena explorar essa temática, afinal Brasília é uma cidade criada em uma região de Savana, que sofre com a escassez de água grande parte do ano. Como nós estamos administrando nossos recursos naturais, e principalmente a nossa água?

Pra quem ainda não viu, ai vai o trailer do filme: