sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma experiência única!

     No dia 28/06 foi ministrada uma aula sobre abusos que podem ser realizados contra uma criança, no Centro de Ensino Médio Paulo Freire. Nesta data em especial a aula foi dada sem a professora orientadora, pois essa não podia estar presente, sendo ministrada por dois alunos: Sthephanie e Thiago.


     Na aula foram usados poucos slides e diversos vídeos que mostravam casos de abusos que haviam sido noticiados em telejornais, os alunos gostaram deste formato de aula, que priorizou mostrar o conteúdo de forma exemplificada e menos descritiva. Também foi distribuída uma imagem da turma da Mônica que continha os ideais básicos do estatuto da criança e do adolescente para que os alunos lessem e levassem para suas casas. O ponto alto da aula, no entanto, foi o jogo de mímica realizado depois do conteúdo ser ministrado.



     O intuito da mímica era ver se os alunos conseguiriam criar cenas com os temas da aula e se conseguiriam reconhecer que tipo de abuso estavam presenciando. A sala foi divida em grupos aleatórios e haveria uma premiação surpresa no fim. O jogo no entanto saiu do clima comum de sala de aula e passou a ser uma brincadeira na qual eles competiam sem muito pudor como se estivessem em suas casas.



     A aula foi realmente gratificante, pois todos os alunos, mesmos os mais tímidos participaram de alguma maneira, e a falta de supervisão direta de uma orientadora, deu um senso de responsabilidade muito maior do que já havíamos experimentado e nos deu uma perspectiva de como será lidar com uma turma, sem a "proteção" que o orientador oferece. E para encerrar podemos dizer que ver a alegria dos alunos durante a aula e no fim da mesma (após o jogo, que se encerrou de maneira exemplar), nos deu um sentimento de trabalho bem feito, que em parte concretizou nossa vontade de seguir a carreira de educadores.


Nenhum comentário :