terça-feira, 24 de abril de 2012

Biologia dos Super Heróis

O Universo dos quadrinhos sempre despertou curiosidade. Nele, os pesquisadores não realizam testes, não perdem tempo com estatísticas e mesmo assim jamais erram. No Centro de Ensino 2 do Cruzeiro, usando como exemplo poderes de super-heróis e utilizando trechos   de filmes  tentamos relacionar cada um desses poderes com temas biológicos.


Um dos trechos utilizados foi do filme ''The Wolfman''(de um dos diretores do Capitão América).Nele, e assim como na lenda, um homem mordido por um lobo vira um lobisomem nas noites de lua cheia. Com isso, falamos sobre uma doença rara chamada hipertricose, também conhecida como a ''síndrome do lobisomem''.






Com o Flash, personagem da DC Comics, exploramos o tema ''metabolismo''. Se ele precisa correr a velocidades de até 40000 km/s, o que aconteceria com suas proteínas? e a sua temperatura?? como ele teria que se alimentar?? Um trecho da série The Big Bang Theory, também foi utilizada.


 Com a personagem Tempestade, da Marvel Comics, foi possível falar sobre alterações climáticas já que um de seus poderes é o de influenciar uma região quente e seca, por exemplo um deserto, em uma região fria e úmida como uma floresta temperada.


Um dos super poderes do Magneto é a manipulação do campo eletromagnético terrestre e a capacidade de atrair objetos metálicos. Assim, como no quadrinho, um garoto na Ucrânia também possui essa capacidade(foto).Com isso,discutimos se alterações eletromagnéticas mesmo que pequenas poderiam causar possíveis efeitos biológicos.

A história de Peter Parker, o garoto que é picado por uma aranha que sofreu mutação, pode ser utilizada também para abordar temas como evolução e biotecnologia.

O Wolverine, outro personagem da Marvel possui alto poder de regeneração. Após passar um trecho do filme, falamos um pouco sobre mitose e discutimos se esse fenômeno seria possível, na ''vida real''.








Por fim, falamos também sobre os ''super-humanos'', que são pessoas que possuem capacidades sobre-humanas, realizam atividades e suportam situações surpreendentes. Um dos exemplos citados foi o  nadador Michael Phelps, o corredor Usain Bolt e Win Hof, capaz de ficar muito tempo em baixíssimas temperaturas. 


Esses são apenas alguns exemplos, dentre tantos das HQ's que poderiam ser utilizados no ensino de biologia e até mesmo em outras áreas. Um aspecto importante da aula é deixar claro aos alunos se esses super poderes poderiam existir na vida real ou não Uma reportagem interessante sobre o assunto foi publicada também na Revista Superinteressante. Vale a pena conferir! 

4 comentários :

biopdf disse...

Bela portagem Achei muito interessante mesmo fiquei encucado com algumas coisas acho que vou pesquisar mais sobre o assunto obrigado

Anônimo disse...

Eita adorei mesmo!!achei interessante!:)

Guellity Marcel disse...

Muito boa a postagem!

Gostaria de fazer uma parceria com Biologia animada. Tenho um blog Eu Quero Biologia.

Podemos trocar banners e links.

O que acham?

www.euquerobiologia.blogspot.com
Email: guellitymarcel@hotmail.com

Anônimo disse...

Ótima Postagem, me ajudou muito em meu trabalho


Valeu !!!