sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma Aula Animal!!




No Ced 3 do guará estamos trabalhando com o tema zoologia de vertebrados. Para contextualizar alguns conteúdos, utilizamos o filme "O zelador animal" (Zookeeper, Sony Pictures, 2011) como introdução.



O filme conta a história de Griffin, um zelador de um jardim zoológico que convive diariamente com leões, elefantes, girafas, ursos e gorilas. Sua história começa a mudar quando leva um fora de sua namorada Stephanie, que não se conforma com a falta de ambição profissional dele.
 Os animais do ZOO resolvem quebrar o pacto de silêncio que existia com os humanos e passam a dar conselhos amorosos a Griffin.

O Interessante do filme é observar que as dicas que os animais dão a Griffin são comportamentos típicos e específicos de cada espécie para o acasalamento.

A delimitação de térritório pela urina, a exibição de agressividade perante outro macho, o cortejo das aves, são alguns exemplos dessas dicas que enlaçam o enredo com a sátira e o conhecimento científico de comportamento animal.

Pedimos aos alunos que se dividisssem em grupos e pesquisassem sobre a froma de cortejo e acasalamento dos seguintes animais:
escorpiões, sapos, aves, cachorros, abelhas, macacos e homens.
Ainda,  para animar o pessoal sobre suas pesquisas com diferentes comportamentos sexuais, entregamos uma reportagem do blog (http://www.vetmovel.com.br/mostra.php?id=181) que descreve alguns trechos do livro  Promiscuity (promiscuidade) escrito por Tim Birkhead.
            “No livro o biólogo e pesquisador afirma que a reprodução no reino animal pode ser um violento conflito entre machos e fêmeas, ao invés de carinho e cooperação. Parece mais uma guerra que envolve desde traição até tentativa de dominar o sexo oposto na marra.
             Apesar de não termos trabalhado com o livro, fica uma dica!
 
   Promiscuity
Os alunos deviam explicar e encenar o resultado das pesquisas na aula seguinte.


O filme serviu de introdução para as aulas de répteis, aves e Mamíferos.
Na aula de répteis tivemos a incrível participação de zeladores animais da VIDA REAL. Claudio Rabelo e Gleisson Silva possuem um pequeno Zoo particular e trabalham com a desmistificação de serpentes através do Instituto Cobra Legal.
http://www.cobralegal.com.br/





O resultado de toda essa experiencia foi apreender zoologia de forma interativa e divertida!!



Nenhum comentário :