domingo, 20 de novembro de 2016

Que tal um GIF para animar sua aula de biologia?


Você acha que suas aulas de slides estão muito paradas?
Você gostaria de passar um pedaço de um filme ou série em aula, mas não consegue achá-los na internet?
Está cansado de tentar carregar vídeos na escola para os alunos assistirem, mas eles nunca carregam?
Seus vídeos nunca funcionam nos slides e você sempre tem que ir atrás do arquivo no seu computador, e nisso você perde alguns minutos de aula e dispersa a sala inteira?

Então os GIFs estão aqui para acabar com seus problemas!
Resultado de imagem para dog typing gif
Irei ensiná-los como achar e utilizar essas maravilhas sociais em um slide e mostrar a vocês que o incrível mundo das imagens animadas não existe apenas em blogs e redes sociais, elas podem ser a solução!

Mas o que é um GIF? GIF (lê-se guif, com gui de Guilherme) significa Graphics Interchange Format (formato para intercâmbio de gráficos) e é um tipo de formato de imagem. Sabe quando você vai salvar uma foto? Existe uma barra em baixo de onde você vai colocar o nome onde você seleciona em que formato gostaria de salvar seu arquivo.


Geralmente as imagens vem no formato JPEG, PNG ou Bmp. Os GIFs já tem uma paleta limitada de cores (256, no máximo), por isso eles geralmente tem uma qualidade bem reduzida em comparação à imagens normais. Por causa disso, o formato GIF ficou mais famoso em armazenamento de ícones e por poder reproduzir pequenas animações. Agora que dei uma breve introduzida, que tal irmos pra o que interessa?


Como acho esses GIFs?

Vou fazer uma pequena simulação aqui. Digamos que você viu em um documentário algo fascinante que um animal fez. O meu exemplo será de um lagarto muito charmoso que consegue andar sobre a água! Então, a primeira coisa que tem que fazer é uma procura comum no google. Mas o ideal é procurar pelo que quer em inglês, o que é bem simples quando se tem o google tradutor. Só jogue as informações principais que gostaria de achar, como "Lagarto anda água", traduzido em "Lizard walk water", e no final da frase escreva simplesmente "GIF". A imagem só irá se mexer quando você selecionar ela quando estiver pesquisando, então tem que ir clicando nas imagens para achar qual é o GIF. Nas imagens que são animadas geralmente vem algo relacionado ao nome GIF nos cantos da imagem.

"Lizard walk water gif" + Google = Taráaa!
http://i.imgur.com/uaFTs2m.gif

Não precisei anotar o nome do documentário em que vi, não precisei procurar vídeos no youtube e não precisei passar horas baixando um vídeo. Melhor ainda, vou conseguir mostrar esse animal maravilhoso em movimento para os meus alunos e vai gastar apenas segundos da minha aula! Você precisa apenas salvar a imagem em seu computador, e não estranhe caso o ícone dela não esteja se mexendo quando salvá-la, é assim mesmo.
Também existem sites que são exclusivamente para a procura de GIFs! Um exemplo disso é o Giphy.com

E aquela cena clássica de um filme que você gostaria muito de usar? Só procurar!

rafiki hits simba with a stick gifjeez what was that for gifit doesnt matter its in the past gif Lion King Imguryeah but it still hurts gif Lion King Imgurimgur-qNfvqa8gif-neFC.gifrun from it or learn from it gif Lion King Imgur

E como coloco GIFs nos meus Slides?

É exatamente do mesmo jeito que você coloca uma imagem normal! Selecione para procurar o GIF ou arraste ele para a janela do seu slide. Mas atenção, quando você está naquela tela em que você só está editando o slide, o GIF não vai se mexer. Ele só se mexe quando você coloca em modo "apresentação", quando fica em tela inteira. Pronto! Você agora pode fazer uma linda aula de biologia com os bichos e plantas mais incríveis desse mundo!
 
https://66.media.tumblr.com/d22ce9fccf735d0e26c9b2d7a16b81bb/tumblr_ncrpa07DAr1s9ab4to1_400.gif

Não encontrou o GIF que queria? Se você realmente está animado em colocar um GIF em sua aula ainda existem sites nos quais você pode fazer seus próprios GIFs online, basta ter o vídeo salvo ou até mesmo no youtube. A Tecmundo e a Techtudo fazem uma análise de vários sites em que se pode fazer isso, basta clicar, ler e escolher!
Espero ter sido clara e ajudado com esse post! Agora vocês podem utilizar imagens animadas e mostrarem ainda mais a criatividade de vocês em sala de aula! Qualquer dúvida, só comentar. Até a próxima!

Nenhum comentário :