sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA (CEMAB)

Quinta Feira dia 17 de setembro iniciamos o projeto Biologia Animada no CEMAB, com a participação de 27 alunos do 2º e 3º ano tudo ocorreu como esperávamos, apesar de termos um problema com o almoço, conseguimos resolver. Fizemos uma apresentação mostrando os objetivos do projeto com intuito de que os alunos possam ter um aparato geral do projeto e possam também, contribuir com suas sugestões e críticas. Depois exibimos o filme A Era do Gelo 3 que teve grande aceitação de todos, fizemos um debate onde todos se apresentaram, discutimos o filme o que foi muito interessante, e passamos uma atividade para que eles trouxessem no próximo encontro que sempre será nas quintas-feiras, bom em minha opinião o nosso primeiro encontro foi um sucesso, alguns alunos já deram idéias e se mostraram muito empolgados com o projeto, tenho a certeza que faremos um excelente trabalho lá. Durante nossos encontros iremos trabalhar com 40 alunos no período contrário às suas aulas (período vespertino) e apresentaremos um ciclo de filmes – um filme por quinzena – realizando debates e discussões sobre diversos temas biológicos que podem ser encontrados em cada filme exibido.

Realizaremos também uma segunda atividade com duas turmas no período matutino relacionada à literatura. Vamos organizar um banco de quadrinhos no laboratório de biologia - local onde são ministradas as aulas - para que os alunos possam ter acesso fácil e rápido a este material. Os próprios alunos vão trazer quadrinhos de casa e contaremos ainda com doações. Voltaremos a postar em breve com mais notícias.

17 comentários :

Jennifer disse...

O curso está tendo um ótimo rendimento, pois com ele podemos aprender de forma divertida e criativa a biologia, uma matéria que em geral não é muito aceita pelos alunos.
Com professores bem instruídos, que facilitam a aprendizagem de todos, e com o auxílio da professora Glória, que também ajunda em nosso ensinamento.

PRETO disse...

O curso é bastante interresante, pois nós aprendemos de uma maneira criativa e divertida.As aulas não são monótonas como costumam ser diariamete.

Hudson / Marcos disse...

A proposta do projeto e bem interessante, pois ao mesmo tempo em que aprendemos de maneira dinâmica, podemos sugerir o que gostaríamos de aprender e discutir sobre assuntos/curiosidades observados durante o filme...
Quanto a exibição do filme A Era Do Gelo 3, foi um trabalho interessante pois analisamos as características de diversos animais de diferentes eras (glacial e jurássica),plantas e do ambiente geográfico em que estavam inseridos, apesar da ficção podemos observar a fidelidade em certos pontos e características evolucionistas.

Hudson e Marcos - Cemab/Taguatinga

Gabriela/Loyane disse...

Nós estamos muito interessadas no curso. Um curso divertido e interessante que nos dá um conhecimento crítico sobre os filmes que abrangem conhecimento sobre Biologia. Além de interagirmos uns com os outros.

GAbRiEL disse...

Eu faltei o primeiro dia do projeto e fiquei um pouco perdido no começo mas já consegui me interar no assunto. Gostei muito do projeto, pois nele, compartilhamos varios pontos de vista sem falar na presença dos universitários que podem esclarecer muitas das nossas duvidas.

Anônimo disse...

Este trabalho está sendo interessante onde envolvem vários fatores de aprendizado , e novos conhecimentos não só na área de apredizagem mas também compartilhar com o próximo as ideias de um futuro melhor, achei interessante o método dos alunos da UNB de proporcionar juntamento com a Prfessora Glória uma base mais promissora de aprendizado do tema em foco ''Biologia'' , espero que este trabalho possa me proporcionar uma nova visão para o futuro sem esquecer do passado kkkkkkk ! :)'

Luis Thadeu N°21 2°MC CEMAB .

Unknown disse...

O filme "A Era do Gelo 3" retratou muitas pontos importantes. Conhecemos algumas caracteristicas dos personagens mostrados, a facilidade de adaptação dos seres em outros ambientes e o conviviu em grupo mesmo havendo diversidade entre eles.

Aline Loyanne;Ana Clara e Bárbara Lorrayne. Cemab-Taguatinga.

Bruno Cemab disse...

O primeiro encontro foi muito produtivo.Assitimos e discutimos o filme (A era do gelo 3).E hoje fizemos um detabe, sobre a atividade proposta no encontro anterior.

raryelle disse...

O projeto é uma um meio de ver a biologia de uma forma difente!

beatriz alves siqueira disse...

Não estive no primeiro encontro, mas compareci no segundo e gostei muito.
Discutimos sobre o filme a Era do gelo 3 sobre alguns aspectos também.
Sobre o período pré-histórico vimos como era os animais e suas principais características.
Estou gostando muito deste projeto e espero ter um bom aprendizado e ótimo resultado.

Marla Marçal Matias disse...

Eu estou cursando no CEMAB, e me interessei desde início! Apesar de minhas dificuldades em Biologia, vi tal oportunidade como um incentivo para um maior conhecimento e não me arrependo da decisão. O curso é uma maneira nova e diferente de tratarmos biologia de um modo natural, até mesmo corriqueiro (levando em consideração aos filmes e métodos de trabalhos que executamos). De um simples desenho animado, tiramos informações e exploramos, de modo com que possamos conciliar Biologia com a história do filme. Para mim um método simples e muito eficaz, que nos prende ao assunto e nos faz interessar mais pela matéria. Está sendo muito bem trabalhado e está tendo um bom retorno de nossa parte.

sara héllen de souza simão disse...

O projeto é muito interessante, bem construtivo, que leva a biologia e outros assuntos de um modo mais divertido, tira a idéia de aula chata, sempre a mesma coisa, só professor falando e aluno escutando, mas tem a interação de todos, professor e aluno e colegas, é bem descontraído e divertido,além de nos oferecer mais conhecimento de uma outra forma.

wellington silva do carmo disse...

Este projeto é uma forma de aprendizado diferente e muito interessante, pois quem ia imaginar que com filmes animados como a Era do Gelo, seriamos capazes de aprender tanto na biologia, através dos hábitos dos animais lá citados. Os assuntos debatidos em grupo, também é uma forma desenvolver a convivência e curiosidade da pessoa que cursa fazendo com que a mesma se desenvolva quanto ao conhecimento, e personalidade.

Karime Quintela disse...

É uma forma de aprenzidado que valoriza a interpretação dos filmes em geral que podem ser acrescentados no ensino de biologia,sendo uma maneira simples e de fácil compreensão.

Jaqueline e Rebeca disse...

A principio pensávamos que os encontros que teríamos durante a semana, seria mais puxado para o lado cientifico (Biologia). Porém não aconteceu e nem está acontecendo, estamos desenvolvendo(trabalho), vários assuntos que estão relacionados com a Biologia, História, Geografia entre outros.
Na verdade o projeto acabou nos ajudando a decidir o nosso futuro profissional. Já tínhamos vontade de fazer o curso de Biologia, só que ainda não tínhamos certeza, agora verdadeiramente confirmamos a nossa opinião referente ao nosso curso e futuro.

RARYELLE disse...

O PROJETO É UMA FORMA DE ESTUDARMOS BIOLOGIA ATRAVÉS DE FILMES,DA LITERATURA ETC...FICA UM ESTUDO MAIS DINAMICO,RENDE MAIS A AULA,E SAI DA ROTINA,NOS DEBATES NÃO FICO MUITO TENSA COMO NA SALA DE AULA, ESTOU GOSTANDO MUITO E ESPERO QUE ESSE PROJETO NÃO FIQUE APENAS AQUI MAS QUE VÁ PARA VÁRIAS ESCOLAS!

aurelice disse...

Gostei muito de ter assistido o filme A era do gelo 3.Comentei sobre o Galimimo o Dinossauro perseguidores conhecido como a "imitação da galinha" devido ao formato de seu corpo ser bastante parecido com o da galinha.No filme, Galimimo é considerado como"dinossauro-avestruz", por ser veloz como a avestruz.