segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Nos dias 5 e 6 de agosto, realizamos a exibição do filme “Procurando Nemo” juntamente com a aplicação de um questionário para testar a receptividade dos alunos ao diferente método de ensino. Ao observar os resultados obtidos, notou-se um rendimento superior ao esperado. Durante o filme, todos mostraram interesse pela atividade e um excelente comportamento, e este foi um dos fatos mais apreciados pelos colegas de turma. Um dos principais motivos para tal disciplina foi a elaboração de um questionário quantitativo, onde os meninos deveriam encontrar, por exemplo, dois representantes de cada filo. Deste modo, eles observavam cada detalhe do filme, destacando os aspectos biológicos. Além disto, os alunos também exploraram outros itens pedagógicos, como a questão da deficiência do Nemo, a super proteção dos pais e a relação do homem com a natureza. Esta atividade foi uma ótima experiência, tanto para nós bolsistas como para eles, que avaliaram a aula de maneira positiva!





Abaixo alguns dos comentários na avaliação dos alunos com relação à aula:

“As vezes assistimos esse filme de um jeito, e por trás disto tem coisas totalmente diferentes que podemos usar nos estudos!”
“...interação divertida com o conteúdo”..,
“...muito interessante conciliar lazer com aprendizado.”
“Abordou um assunto importante de forma divertida e espontânea!”
“Reforçamos o conteúdo numa forma diferente de aprendizagem!”
“Uma aula que não é cansativa é sempre bom!“
“Só assim os colegas ficam em silêncio porque prestam atenção no filme!”


Resultados transcritos dos testes dos alunos: ( Total – 102 alunos preencheram e 84 responderam ao item da avaliação da aula, de acordo com os termos abaixo:




Thaís Carvalho e
Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Um comentário :

Cerebro em foco disse...

Eu utilizei este vídeo (Procurando Nemo) e também A pequena Sereia e Bob Sponja para trabalhar conteúdos de Zoologia no Ensino Médio e no EJA. Os resultados foram positivos. No entanto como não fazia parte de nenhum projeto não realizei avaliação quantitativa, apresentei um trabalho como relato de experiência.Acho muito interessante o tabalho que estão desenvolvendo nas escolas.