sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras: conhecimento e compaixão


Fui assistir, no fim de semana, a um dos melhores filmes do ano: Up - Altas Aventuras, de Pete Docter e Bob Peterson. Cuidado: não é um "simples desenho animado", mas cinema de primeira.

É a história de um octagenário rabugendo que sai voando em sua casa carregada por balões, levando, por engano, um escoteiro de oito anos. Parece uma bobagem, né? E aí, justamente, reside o enorme mérito do filme. Desde o primeiro momento, nos apaixonamos por Carl Fredricksen e sua esposa Ellie, a cuja morte somos apresentados (como em Procurando Nemo, lembram?) nos cinco primeiros minutos de filme. "Up" é um filme sobre o resgate dos sonhos e da vida, mais do que tudo. Uma beleza.

Para nós, talvez interesse pensar sobre
como utilizar o personagem de Charles Muntz, um explorador que vive de coletar animais exóticos. Qual a visão de natureza que essa postura traduz? E de ciência? Que preço estamos dispostos a pagar pelo conhecimento científico? E pela fama que ele pode trazer? A escolha de Carl e Russel, de ficar ao lado da ave, significa que ciência e compaixão devem ser, necessariamente, incompatíveis? Qual a alternativa?

Site oficial: http://disney.go.com/disneypictures/up/


2 comentários :

rose disse...

Assisti o filme e além dos questionamentos que vocês sugerem enxergo outros.
No Ensino Médio, mais especificamente no primeiro ano dessa modalidde de ensino, um dos temas abordadsos aqui em São Paulo pela Nova Proposta Curricular do Estado é Saúde e Envelhecimento, tendo como objetivo compreender saúde como um produto de fatores físicos, mentais e sociais que se relacionam e não apenas como um estado físico de ausência de doenças, relacionando-a também com a qualidade de vida; discutir os principais indicadores de saúde e os fatores econômicos, sociais e culturais relacionados a ela, incentivando a reflexão e criticidade perante o assunto; bem como compreender o processo de envelhecimento e seus aspectos biológicos e sociais, buscando o desenvolvimento de valores e atitudes para a melhoria da qualidade de vida do idoso, previlegiando a reflexão e criticidade do aluno perante os assuntos abordados de modo a torná-lo mais autônomo, capaz de relacionar acontecimentos e buscar soluções para problemas.
Dentro dessa poerspectiva acredito que o filme UP - ALTAS AVENTURAS se mostre como um instrumento eficaz para se discutir a questão do envelhecimento e do idoso, associada a questão da saúde.
Abraços,
Rosemary

Malu disse...

Rosemary,

Obrigada por sua visita e por seus comentários. De fato, sua leitura do filme abre uma ampla porta para tratar o tema do envelhecimento e de nosso relacionamento com os idosos.
Cada filme e cada livro permitem múltiplas leituras e nosso desejo, com esse projeto (e com esse blog) é justamente isso que estamos fazendo com essa conversa: descortinar as diferentes possibilidades de leitura e uso da arte no ensino das ciências.
Obrigada, e apareça sempre por aqui!
Malu