Toda segunda feira das 14h às 18h no C.E.M 01 do Paranoá acontece o projeto PIBID em turno contrário. Neste projeto, além dos alunos verem a biologia através de diversas mídias (literatura, filme, desenho, quadrinhos), ao final do curso, eles mesmos irão produzir uma mídia com algum tema biológico. O apoio ao projeto é feito pela Capes (bolsas e recursos), CESPE (certificados, lanche dos alunos), Secretaria de Educação (almoço dos alunos). Agradeço à locadora Clube do Vídeo (308sul bloco B loja 34) pela parceria e fornecimento dos vídeos para o projeto.
Como eu já havia postado aqui no blog, dia 31/08 fizemos a abertura do Pibid no C.E.M. 01 do Paranoá com o filme "Óleo de Lorenzo". No encontro seguinte (14/09) fizemos o debate do filme falando dos diversos temas biológicos abordados, tal como genética, bioquímica, fisiologia e até a visão de cientista. Explicamos conceitos trazidos pelo filme e debatemos questões éticas. Discutimos sobre quem é um cientista e quem pode sê-lo. Usando fotos de práticas de genética expliquei como fazemos citogenética e eletroforese em laboratório e tentei tornar a genética algo um pouco mais palpável aos alunos.
Dia 21/09 começamos a trabalhar os conceitos de evolução com um documentário da Scientific American sobre Darwin e paramos o filme em alguns momentos para falar sobre a vida de Darwin e os conceitos complexos de evolução, seleção natural e adaptação ao meio.
Dia 28/09 tivemos o prazer de receber a diretora de teatro Cláudia Leal que está apresentando a peça Nas Bagagens de Darwin em várias escolas públicas do DF para que esses alunos possam ter um contato com o teatro e ver um pouco de como foi a vida de Darwin. Ela deu uma palestra para os nossos alunos sobre como produzir teatro, falou com empolgação da aventura de interpretar um personagem, falou de cenário, luz, sonoplastia e todas as coisas que fazem parte do teatro e, obviamente, falou sobre a produção da peça sobre a vida de Darwin. E neste mesmo dia fizemos a apresentação do filme Gattaca.
Dia 05/10 tivemos a presença do escritor brasiliense Nicolas Behr que fez uma palestra sobre a produção de literatura, mais especificamente de poesia. Falou a dificuldade de se publicar um livro e da opção de se fazer um livrinho (almanaque, livreto, micro-antologia) para a divulgação do trabalho do poeta. Ele recitou vários poemas dele sobre Brasília e fez várias perguntas aos alunos sobre o cerrado e a história de Brasília, sendo que quem respondia ganhava um livro dele. Ao final, todos ganharam uma micro-antologia do Nicolas Behr e ele autografou os livros.
No mesmo dia tivemos também a presença do professor Marcio Poças do departamento de Genética e Morfologia da UnB e dá aulas de genética, práticas de genética e genética no cinema na UnB. Ele fez uma palestra maravilhosa sobre genética: falou sobre os genes, as formas de expressão deles e o filme Óleo de Lorenzo. Desenhou a pia com as torneiras e o ralo para explicar a bioquímica mostrada no filme, e mostrou como é o processo de herança de uma característica ligada ao X. Tirou dúvidas de genética e sobre o filme. Foi uma experiência maravilhosa para os alunos - que não costumam ter contato com pesquisadores - e para o próprio professor - que não costuma falar sobre genética com alunos ensino médio.
Dia 19/10 eu falei sobre histórias em quadrinhos, sobre como o desenhista, tradutor, editor e artista fazem diferença na história em quadrinhos. Falei dos universos Marvel e DC e da grande diversidade de história em quadrinhos que existe, desde os personagens ao tipo de história. Os alunos leram uma história em quadrinhos com a origem do Noturno (Revista: Origem dos super-heróis Marvel. Marvel Comics 8. Outubro 1999. Editora Abril) e a partir desta história em quadrinhos, trabalhamos temas ligados a mutações e evolução. Trabalhamos também questões éticas e preconceito. Depois, dividimos a turma em três grupos: teatro, literatura e cinema para eles trabalharem no projeto final, onde eles deverão produzir esta mídia com algum assunto biológico.
O grupo de teatro irá fazer uma peça sobre fecundação e síndrome de Down, o grupo de literatura irá produzir um livro de poemas com temas biológicos e o grupo de cinema irá fazer um documentário sobre doenças degenerativas....
Então, resumindo, após dar uma base de conceitos biológicos para os alunos, esperamos que eles produzam ótimas mídias. Nós manteremos vocês informados sobre o que acontece no Paranoá...
Até a próxima.
Sofia Bethlem (Paranoá)
Como eu já havia postado aqui no blog, dia 31/08 fizemos a abertura do Pibid no C.E.M. 01 do Paranoá com o filme "Óleo de Lorenzo". No encontro seguinte (14/09) fizemos o debate do filme falando dos diversos temas biológicos abordados, tal como genética, bioquímica, fisiologia e até a visão de cientista. Explicamos conceitos trazidos pelo filme e debatemos questões éticas. Discutimos sobre quem é um cientista e quem pode sê-lo. Usando fotos de práticas de genética expliquei como fazemos citogenética e eletroforese em laboratório e tentei tornar a genética algo um pouco mais palpável aos alunos.
Dia 21/09 começamos a trabalhar os conceitos de evolução com um documentário da Scientific American sobre Darwin e paramos o filme em alguns momentos para falar sobre a vida de Darwin e os conceitos complexos de evolução, seleção natural e adaptação ao meio.
Dia 28/09 tivemos o prazer de receber a diretora de teatro Cláudia Leal que está apresentando a peça Nas Bagagens de Darwin em várias escolas públicas do DF para que esses alunos possam ter um contato com o teatro e ver um pouco de como foi a vida de Darwin. Ela deu uma palestra para os nossos alunos sobre como produzir teatro, falou com empolgação da aventura de interpretar um personagem, falou de cenário, luz, sonoplastia e todas as coisas que fazem parte do teatro e, obviamente, falou sobre a produção da peça sobre a vida de Darwin. E neste mesmo dia fizemos a apresentação do filme Gattaca.
Dia 05/10 tivemos a presença do escritor brasiliense Nicolas Behr que fez uma palestra sobre a produção de literatura, mais especificamente de poesia. Falou a dificuldade de se publicar um livro e da opção de se fazer um livrinho (almanaque, livreto, micro-antologia) para a divulgação do trabalho do poeta. Ele recitou vários poemas dele sobre Brasília e fez várias perguntas aos alunos sobre o cerrado e a história de Brasília, sendo que quem respondia ganhava um livro dele. Ao final, todos ganharam uma micro-antologia do Nicolas Behr e ele autografou os livros.
No mesmo dia tivemos também a presença do professor Marcio Poças do departamento de Genética e Morfologia da UnB e dá aulas de genética, práticas de genética e genética no cinema na UnB. Ele fez uma palestra maravilhosa sobre genética: falou sobre os genes, as formas de expressão deles e o filme Óleo de Lorenzo. Desenhou a pia com as torneiras e o ralo para explicar a bioquímica mostrada no filme, e mostrou como é o processo de herança de uma característica ligada ao X. Tirou dúvidas de genética e sobre o filme. Foi uma experiência maravilhosa para os alunos - que não costumam ter contato com pesquisadores - e para o próprio professor - que não costuma falar sobre genética com alunos ensino médio.
Dia 19/10 eu falei sobre histórias em quadrinhos, sobre como o desenhista, tradutor, editor e artista fazem diferença na história em quadrinhos. Falei dos universos Marvel e DC e da grande diversidade de história em quadrinhos que existe, desde os personagens ao tipo de história. Os alunos leram uma história em quadrinhos com a origem do Noturno (Revista: Origem dos super-heróis Marvel. Marvel Comics 8. Outubro 1999. Editora Abril) e a partir desta história em quadrinhos, trabalhamos temas ligados a mutações e evolução. Trabalhamos também questões éticas e preconceito. Depois, dividimos a turma em três grupos: teatro, literatura e cinema para eles trabalharem no projeto final, onde eles deverão produzir esta mídia com algum assunto biológico.
O grupo de teatro irá fazer uma peça sobre fecundação e síndrome de Down, o grupo de literatura irá produzir um livro de poemas com temas biológicos e o grupo de cinema irá fazer um documentário sobre doenças degenerativas....
Então, resumindo, após dar uma base de conceitos biológicos para os alunos, esperamos que eles produzam ótimas mídias. Nós manteremos vocês informados sobre o que acontece no Paranoá...
Até a próxima.
Sofia Bethlem (Paranoá)
Um comentário :
PARABÉNS PELO BLOG,:)
Postar um comentário