Olá moçada,
Como reparei que o blog anda um pouco esquecido resolvi contar um pouco das atividades que estamos desenvolvendo no Paulo Freire. Primeiro gostaria de dizer que sinto que as aulas que promovemos à tarde estão cada vez mais dinâmicas e que, com as possibilidades que temos nas mãos podemos extrapolar de várias maneiras para produzirmos atividades mais atraentes. Recentemente fizemos uma dinâmica da síntese proteica, onde os alunos representavam os códons, os RNA´s e enzimas como a RNA Pol. Como no período da tarde temos uma turma heterogênea (1ºs, 2ºs e 3ºs anos) tivemos que introduzir o assunto com calma, pois muitos alunos nem sequer sabiam a função do DNA. Após primeira explicação iniciamos a dinâmica teatral, e devo dizer que foi bem divertido e os alunos se sentiram bem à vontade, comentando, questionando e até contando piadas. Ao final tentei refazer o caminho da síntese, desde do DNA, nessa hora senti que o conteúdo não foi tão bem assimilado e tive que repassar os eventos com calma. De uma forma geral como uma primeira experiência sinto que atingimos nossos objetivos, agora muito alunos que não compreendiam a função do DNA já têm uma maior desenvoltura para inferir sobre o assunto. Eu pensei nessa aula quando vi um vídeo muito interessante no Youtube que é a forma bem mais sofisticada do que eu fiz. Mando o link para vocês pois acho que vale a pena todos darem uma olhada, o ínicio é a explicação científica do processo, depois que começa a parte cênica ( à partir do terceiro minuto).
http://www.youtube.com/watch?v=u9dhO0iCLww
Outra atividade que propus nas aulas pela manhã foi a produção de paródias musicais tendo como conteúdo os ciclos biogeoquímicos. Nessa aula fiz a introdução básica da matéria, depois apresentei o vídeo do cocô (http://www.youtube.com/watch?v=fh0BEFa3GvU) e apresentei uma paródia que eu fiz utilizando a música do grupo de rap RAcionais MC´s "Fórmula mágica da paz" (depois gravo e mando pro pessoal). Então separei a turma em grupos e pedi para que cada grupo escolhesse um ciclo e fizesse com ele uma paródia. Para ajudá-los distribui uma parodia que foi produzida à partir da música 'Solidão de amigos' do compositor Jessé. Esse é link do artigo que utilizou essa paródia no ensino de ciclos (http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=124732d854424776&mt=application%2Fpdf&url=http%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2F%3Fui%3D2%26ik%3D66af904f5e%26view%3Datt%26th%3D124732d854424776%26attid%3D0.1%26disp%3Dattd%26zw&sig=AHBy-hZgCbxy0-brPOaSgeQUQa_xcygiOA&pli=1). Para finalizar orientei os grupos de forma que escolhessem uma música que todos gostassem e soubessem cantar, pois assim a apresentação ficaria mais fácil e támbém me mostrei à disposição de acompanhá-los musicalmente no violão para quebrar um pouco do recalque de se expor de tal forma diante da turma. Senti uma grande empolgação por parte de alguns grupos, acho que a proposta foi bem recebida, porque, afinal, quem não gosta de música? Na próxima aula pretendo gravar as apresentações para depois colocar aqui no blog.
Grande abraço a tod@s
Guilherme Morales
Paulo Freire
Nenhum comentário :
Postar um comentário