quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curso do CESPE no CEMAB


Nos dias 08/04 e 15/04 trabalhamos com o tema LIXO. Ministramos uma aula sobre os tipos de lixo e os diversos efeitos destes na natureza. Abordamos temas como reciclagem, destino dos tipos de lixo e as diversas formas que podemos reutilizá-los. Enterramos alguns tipos de lixo (maçã, chiclete, papéis...) que serão desenterrados ao final do curso para observação da decomposição. Houve a exibição do filme Wall-E, seguido de um debate sobre os principais aspectos abordados no filme. Esta não foi uma exceção a toda roda de debate, nas quais sempre surgem temas inesperados. No nosso caso, a fotossíntese.

Portanto, no dia 29/04, trabalhamos com este tema (fotossíntese). Desenvolvemos uma série de atividades interessantes. A primeira foi preparada anteriormente e consistiu em amarrar um saco transparente em um galho de uma lobeira que se encontra na escola. Com esta atividade os alunos puderam observar a transpiração da árvore, pois o saco estava cheio de água alguns dias depois. Demos uma aula expositiva e exibimos um vídeo. Os alunos também observaram no microscópio estruturas relacionadas à fotossíntese. Todos os alunos ficaram bastante empolgados nesta aula. Alguns nunca tinham utilizado microscópio e acharam o máximo!

Na última aula (dia 06/05), foi exibido trechos do filme Grande Sertão Veredas (não recomendo), pois trata-se de um filme muito antigo e tivemos algumas dificuldades, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da aula. Talvez fosse melhor ter utilizado o seriado da Rede Globo, pois é mais recente, ou trechos do livro. Tivemos um pouco de dificuldade de encontrar mídias referentes à este tema, mas achamos interessante utilizar Grande Sertão Veredas por se tratar de uma obra regionalista. Depois da aula e de termos falado sobre alguns frutos típicos do cerrado, levamos os alunos para comer picolé em uma sorveteria que só vende picolés feitos com frutos do cerrado.

Um comentário :

Soraya disse...

Achei muito criativo o link feito entre lixo e fotossíntese feito pelo filme Wall-E. Parabéns à equipe do CEMAB! =)