sábado, 3 de julho de 2010

A Corrente do Bem

O filme A Corrente do Bem nos conta sobre um menino da sétima série que transforma um trabalho de estudos sociais em um projeto que mudaria a vida de muitas pessoas. Ele acredita que é possível melhorar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. Trevor, o protagonista, cria a corrente do bem que é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso por outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente.
O que tem a ver esse filme com biologia? Como o nosso tema, no CEMAB, era meio ambiente e estávamos programando uma visita à cooperativa de reciclagem, decidimos passar o filme como demonstração aos alunos de que pequenos atos podem ter como conseqüência grandes transformações.
Após o filme discutimos com os alunos quais “grandes favores” poderíamos fazer para o mundo, começando com pequenas mudanças em nossos hábitos diários, focando o meio ambiente, como consumir menos, trocar copos descartáveis por reutilizáveis, separar o lixo residencial, fazer o descarte de lixo corretamente entre outras idéias.
Na semana seguinte, levamos os alunos a cooperativa 100 Dimensão onde eles conheceram todo o processo de separação feito com papel, plástico, vidro, outros materiais, o destino do material, as pessoas que trabalham com isso, sua rotina, os projetos sociais, e propomos o inicio da coleta seletiva na escola, separando material seco como papel e garrafas pet de outros tipos. Os alunos adoraram a idéia, mas ainda não começamos devido ao recesso, pretendemos iniciar a coleta logo que as aulas retornarem.
Em avaliação sobre o que eles acharam da atividade, os comentários foram positivos como “Gostei muito do passeio para a cooperativa. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre reciclagem” e “Eu aprendi cuidar do meio ambiente quando fizemos uma excursão ao 100 Dimensão, pois eles ensinaram o valor que o lixo tem na vida das pessoas”.

2 comentários :

Brito disse...

Bem interessante, Nina...
Estamos pnsando também nessa possibilidade para o Paulo Freire! Estamos na dúvida se levamos à cooperativa, ao lixão da estrutual, ou aos dois!!! O lixão é bem interessante também...

De repente vc me deu uma ideia de filme tb!!!

Valeu!

Abs,
Gabriel

Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.