quinta-feira, 4 de novembro de 2010

III ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia

Entre os dias 10 e 14 de outubro de 2010, alguns dos integrantes do PIBID estiveram no III ENEBIO.



"O III ENEBIO & IV EREBIO DA REGIONAL 05 (NORDESTE) é uma iniciativa conjunta das diretorias Nacional e Regional 5 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). O evento foi realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza, com o objetivo de reunir tanto alunos e professores de Ciências e Biologia quanto pesquisadores que atuam nesta área. O tema geral do evento foi 'Temas polêmicos e ensino de biologia'."

Fonte: Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) (com adaptações)

Participamos no evento com a apresentação de dois trabalhos - um pôster sobre o jogo desenvolvido pelos pibidianos do Paulo Freire (o Microbiolojogo) e as vantagens do uso de jogos em sala de aula, e uma comunicação oral apresentada pelo Gabriel sobre as preferências de estudantes de Ensino Médio com relação a livros, quadrinhos, músicas e filmes. Este último serviu como uma orientação no início dos trabalhos do Biologia animada, para que pudessemos selecionar mídias que despertassem o interesse dos alunos durante as explicações.

As apresentações dos trabalhos nos deram a oportunidade de conhecer outras pessoas que desenvolvem trabalhos semelhantes aos nossos no país inteiro, o que nos proporcionou uma lufada de ar fresco e novas idéias. Mas, também pudemos entrar em contato com maneiras de ensinar totalmente diferentes, o que acredito que deve ser sempre bem vindo.

Além das apresentações, também participamos de minicursos e oficinas que foram ministrados durante o evento. Posso dizer que, para mim, a oficina foi uma experiência maravilhosa! Eu particularmente ainda não tinha participado de nenhuma oficina e a metodologia usada, na qual produzimos algo, o que na minha opinião, facilita o aprendizado e aproxima o aluno do tema, simplesmente me encantou! Na oficina que eu participei o tema foi "Princípios de sistemática filogenética". Já o tema do minicurso foi "Da dupla hélice ao fenótipo: conectando conceitos para a construção de uma rede de conhecimentos", no qual o professor deu foco a como ensinar genética com interdisciplinariedade com outros conteúdos, como bioquímica, biofísica, etc.

A parte menos séria da viagem

Como em toda viagem, aproveitamos para conhecer Fortaleza, uma cidade muito linda e atrativa para os turistas. Conhecemos a Av. Beira Mar, matamos a saudade da praia, e é claro, nos divertimos e rimos muito!

Também aproveitamos para tirar fotos com a suposta preferência nº1 de alunos do Ensino Médio em quadrinhos (segundo o trabalho que apresentamos) - a Mônica e sua turma.



E como futuros biólogos sempre andam na praia olhando para baixo, procurando encontrar alguma coisa, por menor que seja, que já tenham estudado, taí o que encontramos:

Pessoal, a tarefa de falar por todos que viajaram (Malu, Maria Rita, Hipácia, Gabriel, Guilherme, Larissa, Pedro, Nina, Paulo Cordeiro, Paulo Canabarro, Rayane, Luiza e eu) é muito difícil. Então conto com os comentários de vocês para complementar e/ou corrigir o que eu disse.. eheuhie =)

Abraços e até a próxima postagem!

2 comentários :

Alceu disse...

Olá galera,

Eu particularmente so tenho a elogiar o conteúdo dessa postagem. Primeiramente porque foi feita pela minha florzinha de maracujá, segundo porque acredito que ela severia tambem como reporter, matéria rica em detalhes, e como é bom saber que essa turma é muito boa, dedicada e animada.
Parabéns aos trabalhos e ao aprendizado e como ninguem é de ferro, uma prainha é sempre uma praia.
Abraço a todos.

Brito disse...

Pô cara, agora que vi a postagem!!!!! Foi massa essa viagem...
Aproveitamos bem os benefícios de estar em Fortaleza! Foi uma ótima experiência para mim!!!

Um grande abraço!
Vou sentir saudades de tod@s...

Gabriel