Enquanto não retomamos as atividades nas escolas, pensei em registrar mais uma parte do trabalho feito no semestre passado no turno regular do Centro Educacional 03 do Guará. A professora Jaqueline me pediu para preparar uma aula sobre Relações Ecológicas para a 2ª série. Este tema já tinha sido ensinado no Cruzeiro, então pedi pro Paulo Cordeiro o vídeo que ele tinha feito. Infelizmente, apesar da boa vontade do Paulo em fazer o upload para o 4Shared, não consegui fazer o download do vídeo e resolvi produzir um vídeo eu mesma com alguns trechos usados no CEDUC e outros identificados em outros filmes. O resultado: onze trechos de cinco filmes.
Fiz um exercício no qual os alunos tiveram que classificar as relações ecológicas em seus tipos, em intra ou interespecíficos e em harmônicos ou desarmônicos.
Dois trechos do filme Bee Movie: A história de uma abelha foram utilizados. O primeiro (de 02m a 06m30s) mostra a formatura de Barry e a apresentação das “indústrias Mel Lex”. Neste trecho é mostrada a divisão de trabalhos que caracteriza a relação ecológica “sociedade”.
O segundo (entre 13m35s e 16m20s) mostra quando Barry sai da colméia com os “ases do pólen” e eles lhe mostram e explicam sobre a polinização, uma relação ecológica de “mutualismo”.
Foram usados dois trechos do filme Irmão Urso. O primeiro (entre 49min e 50m20s) mostra uma “competição intra-específica” entre dois animais.
O segundo (de 56m45s a 1h10s) mostra os ursos caçando e se alimentando de salmões, caracterizando a relação “predatismo” e mostrando como os instintos de captura de um predador são importantes, já que Kenai (que é na verdade um homem) não consegue capturar nenhum salmão.
Um trecho (de 14m10s a 17m) do filme Nove meses foi utilizado para exemplificar a relação ecológica “canibalismo”. Neste trecho a personagem Samuel Falkner tem um pesadelo no qual a louva-a-Deus fêmea se alimenta do macho.
O filme Procurando Nemo é muito rico em relações ecológicas e por isso foram usados três trechos. O primeiro (de 4m15s a 6m50s) mostra a relação “comensalismo” entre o peixe-palhaço e a anêmona. É possível visualizar como a anêmona traz proteção e abrigo para o pequeno peixe.
No segundo (entre 10m20s e 11m55s), o professor de Nemo mostra a ele e seus colegas uma colônia de cianobactérias dizendo: “Oh! Cianobacteria estromatolítica! Venham cá! Um ecossistema inteiro num pontinho infinitesimal”. A relação “colônia” já havia sido explicada.
Já o terceiro (de 25m10s a 27m25s) mostra quando Nemo é colocado no aquário e é descontaminado pelo camarão Jacque em uma relação de “protocooperação”.
Por fim, foram usados três trechos do filme Vida de Inseto. No primeiro (de 3m05s a ), a formiga rainha cuida de um pulgão (do qual as formigas utilizam a excreção como bebida/comida) em uma relação de “esclavagismo”. Esta relação também pode ser vista no segundo trecho (entre 09m55s e 13m10s) no qual os gafanhotos querem se alimentar dos grãos/folhas/ramos colhidos pelas formigas. No terceiro trecho (de 20m30s a 21m15s) é exibida uma pulga com a qual a personagem Slim dialoga dizendo: “Seu parasita!”, sendo uma referência sutil ao “parasitismo”.
Até a próxima!
12 comentários :
Soraya,
Obrigada por compartilhar conosco esta vasta experiencia que vocês estão adquirindo na escola! Esperemos que o projeto seja aprovado para esta nova fase...
Me desculpe dizr para quem escrveu!
Não tem só estas relações ecológicas no filme´´Procurando Nemo´´
muito obrigada por ter colocado algumas relações ecológicas do filme procurando Nemo,arrasoou .
Com certeza, há muitas mais, representando um filme riquíssimo para uso em aulas de Biologia! Obrigada Malu e Rapha!
"O filme Procurando Nemo é muito rico em relações ecológicas e por isso foram usados três trechos. O primeiro (de 4m15s a 6m50s) mostra a relação “comensalismo” entre o peixe-palhaço e a anêmona. É possível visualizar como a anêmona traz proteção e abrigo para o pequeno peixe."
Acho que houve um erro;a relação não seria de protocooperação?O "nemo" se beneficia com a proteção oferecida pela anêmona, os predadores farão menos ataques com medo de morrerem nos tentáculos do cnidário. A anêmona, por sua vez, aproveita-se dos peixes que são atraídos até ela pelo peixe palhaço .Ambos saem beneficiados, porém, a relação não é obrigatória,configurando assim a protocooperação.
No comensalismo,no entanto, apenas uma das espécies participantes se beneficia- Como é o caso do Tubarão e da Rêmora, por exemplo-
Eu penso assim, Qual é a sua opinião?
Abraços, Lucas
Créditos: Prof. Ricardo Luiz de Mello
Muito boa as respostas.
Adorei o site!!
Espero que postem mais coisas interessantes como essa.
Obrigado !!!
Realmente, Procurando Nemo é ótimo para demonstrar as relações ecológicas, porém, além de terem bem mais, o exemplo do peixe palhaço morando na anêmona é INQUILINISMO, não comensalismo, como dito.
Ent faz uma matéria vc
Alguém pode escrever sobre as reações ecológicas que existe no filme "procurando Dory " ?
Relação entre peixe palhaço e anêmona: PROTOCOOPERAÇÃO
Eu adorei foi muito útil pra min
O filme rio 2 eu quero a resposta
Postar um comentário