segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos - Filme


Planeta dos Macacos é um filme de ficção científica de 2001, remake do filme de mesmo nome de 1968. O filme conta a história do astronauta Léo que, após uma tempestade eletromagnética, cai em um planeta habitado por macacos humanóides com uma comunidade bem estruturada, que caçam e escravizam os humanos. Junto com uma chimpanzé fêmea chamada Ari, que protesta contra o tratamento que os humanos recebem, Léo começa uma revolução humana contra os macacos. A resposta dos macacos é feita a partir do general Thade, grande defensor da supremacia dos macacos sobre os humanos.
O filme dirigido por Tim Burton recebeu algumas críticas por mudanças feitas no filme, como não deixar claro para o espectador que o tempo todo Léo está na Terra e que suas viagens são feitas apenas no tempo.
Usamos esse filme para abordar o tema evolução no PIBID - Paulo Freire, levantando polêmicas relacionadas as Teorias de Lamarck e Darwin. Chamamos a atenção também para as diferentes espécies de macacos presentes no filme. Claro que os alunos não deixaram de notar e comentar as confusões causadas pelo autor, em relação ao lugar em que o filme se passa.
Não posso deixar de comentar que o filme também gerou muita polêmica nos alunos e na professora do PIBID que desenvolveram a tarefa. Por final, o filme foi muito bom para tratar o tema e despertar o interesse dos alunos. Com uma pitadinha de diversão, é claro!

Um comentário :

Sara disse...

Eu vou ver esse filme no domingo na minha casa com meu marido. nós compramos nosso cães brinquedos para cachorro para se distrair e podemos ver o filme relaxado. depois de eu dizer se eu gostei do filme.