quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rango - Filme


Rango (voz de Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói.

Além das temáticas biológicas claras que o filme aborda, como adaptação a ambientes inóspitos e camuflagem, existe uma outra temática que pode ser explorada tendo como ponto de partida o filme do nosso herói Rango; a problemática do desequilíbrio ambiental causado pela ação antrópica sobre os aquíferos naturais. No filme essa questão é abordada de forma lúdica, e as espécies muito prejudicadas apenas migram, mas sabemos que, na realidade, elas são extintas.

O filme é ambientado no Deserto de Mojave, que fica entre quatro estados Norte Americanos, Califórnia, Nevada, Arizona e Utah. É o lugar mais seco dos Estados Unidos, onde foi registrada a mais alta temperatura (57° C!) da história do país. Não é nada raro o calor ultrapassar a marca dos 40° C.

Apesar da região ser naturalmente um deserto, a construção de grandes cidades nessa região inóspita tem sido comum. Já faz um tempo que o homem acredita ter vencido as adversidades da natureza, inclusive a aridez de um deserto. Entre essa cidades está Las Vegas, conhecida por seus gramados verdes e grandes piscinas! Esse estilo de viver, esbanjador de recursos, típico de Las Vegas, vem preocupando os especialistas ambientais americanos, que já conseguiram criar algumas reservas nessa região. Entretanto, a quantidade de água exigida, pelos altos padrões da cidade, está secando os aquíferos que abasteciam o deserto de Mojave.

Vale apena explorar essa temática, afinal Brasília é uma cidade criada em uma região de Savana, que sofre com a escassez de água grande parte do ano. Como nós estamos administrando nossos recursos naturais, e principalmente a nossa água?

Pra quem ainda não viu, ai vai o trailer do filme:


5 comentários :

Malu disse...

Cecilia,

Muito legal a analogia entre Las Vegas e Brasília... Guardadas as proporções, ambas as cidades são esbanjadoras de água em ambientes em que este recurso deveria ser tratado com muito mais cuidado.
Interessante notar que Las Vegas pode se desenvolver depois da construção de uma grande represa no Rio Colorado - Hoover Dam - pelo presidente Roosevelt, durante a Grande Depressão americana.
Hoje a represa enfrenta uma redução significativa de seu volume de água, reflexo de uma escassez crescente de água na região. A solução apontada não passa pela economia de água, mas pela bombeamento de água de outros rios para trazer mais água à perdulária Las Vegas... Vamos ver se nossos alunos aprendem mais rápido do que isso a conservar os recursos, né?

Kássia Gomes disse...

ótima obordagem em relação ao filme. Parabéns!

Malu disse...

E vejam que interessante esta matéria sobre a nova política americana com respeito às grandes represas (eles chegaram - finalmente - à conclusão de que são nocivas e ineficientes). Um bom mote para discutir esta que é uma das mais importantes questões ambientais no Brasil.
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=47574

equipamentos para laboratório disse...

Muito legal mesmo!

paulochilaule disse...

"Eu REPAREI QUE VOCE REPAROU QUE EU TAVA TI REPARANDO" este é Rango, grande forasteiro.heheheheheheheh.o filme é super fixe com uma historia de faser Rir muito Viva Raaaaaaaaaangoooooo