terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Biologia de Pokémon







"Preparem-se para encrenca, encrenca em dobro!
Para unir os alunos da nossa nação! Para denunciar os males da verdade e do amor! 
Para estender o nosso poder as estrelas! 
A Equipe do PIBID Bio está decolando na velocidade da luz! Renda-se agora ou preparem-se para estudar!
Meaw é isso aí"

E ae, galera que ama Pokémon!

Como todos sabem,  o Pibid-Bio(a.k.a. Biologia animada) adora jogos e desenhos; então, nada mais justo do que utilizar essa paixão para uma bela atividade. Neste post vocês irão conferir uma atividade utilizando o todo maravilhoso mundo dos Pokémons, a qual foi realizada com alunos do 2° ano, do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia-DF, rede pública, em agosto de 2016.

Figura 1: Exemplo de uma parte do questionário
A atividade consistiu em mostrar aos alunos Pokémons que, possivelmente, foram “baseados” em seres da vida real com o intuito de despertar um maior interesse pelos seres vivos de um modo geral, além de introduzir a noção de mecanismos adaptativos representados como poderes em muitos casos.

Para a execução da atividade foi elaborado um questionário com imagens de Pokémons, às quais os alunos, inicialmente, deveriam respondê-lo baseados em suas próprias percepções. Ao finalizarem esta etapa, foram mostradas as imagens de cada Pokémon visto por eles, comparando com características de animais similares da vida real. Esse mateiral está linkado ao fim do post  para que a atividade possa ser utilizada em outros contextos escolares, desde que com o intuito de estimular a aprendizagem por meio de linguagens.

Figura 2: Exemplo de resposta do questionário
Algumas coisas importantes foram observadas no decorrer da atividade, como por exemplo o interesse dos alunos em entender a relação entre os seres vivos e os personagens do desenho, também  foi observado que nos dias posteriores a aplicação da atividade os alunos ainda traziam informações e curiosidades relacionadas aos pokemons da vida real o que para nós do grupo do Pibid-UnB foi incrível  e motivador ,pois mostrou que podemos incentivar os alunos a pesquisarem e aprofundar seus conhecimentos desde que sejam motivados da maneira correta. Sendo assim um balaço extremamente positivo em relação a atividade já que atingimos todas as metas estabelecidas na elaboração da atividade.

É isso que eu tinha para compartilhar com vocês, espero que gostem.

Duvidas e perguntas podem falar nos comentários ou por e-mail.

Abraço,

Lucas Fernandes


PS: Anexo eu disponibilizo o material para quem se interessar

Questionário completo



Nenhum comentário :