sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Que horas são!?


https://i.ytimg.com/vi/nqPgE2FWGWw/maxresdefault.jpg
Hora de aprender com Hora de Aventura!

Como o pessoal aqui do blog utiliza de tudo para atrair a atenção dos jovens em suas aulas, não podia faltar o queridinho do momento do mundo dos desenhos animados: Hora de Aventura!
Para quem não conhece, é um desenho exibido no Cartoon Network que conta a história de Finn, o humano e Jake, o cachorro mutante. Eles são aventureiros no mundo de Ooo, uma versão pós-apocalíptica do nosso mundo atual, onde princesas de vários elementos (como fogo e doce) são líderes de seus reinos.

Dentre os seus 244 episódios já exibidos, vários deles possuem um cunho científico envolvido, o que torna o show muito interessante para se usar nas aulas de ciências e biologia. Um dos que mais chama atenção é o episódio Cadeia Alimentar. Nele, a Princesa Jujuba do reino doce constrói uma sala inteira interativa para as crianças do reino aprenderem sobre cadeia alimentar.

Resultado de imagem para food chain adventure time gif

Finn e Jake, assim como as crianças, parecem desinteressados no assunto e se perguntam qual a importância daquilo. Até que um mágico os transforma em vários animais e faz com que eles passem pela vida de todos os envolvidos na cadeia: Pássaros pequenos, pássaros maiores, plantas, lagartas e decompositores. Ao final do episódio, Finn compreende a importância sobre o assunto por ter ele mesmo vivido toda a situação.

 http://data.whicdn.com/images/136969779/original.gif

Fiz questão de dar um breve resumo do episódio porque percebe-se que ele conta a ideia básica sobre o que é um dos principais assuntos de ecologia, a cadeia alimentar. O episódio sintetiza todo o assunto em incríveis dez minutos, de modo que é possível passar ele inteiro em sala de aula sem ter que perder muito tempo de matéria. Quando perguntado nas três turmas de primeiro ano do Ensino Médio em que a aula foi aplicada, apenas um aluno da primeira turma disse não conhecer o desenho. Em geral os estudantes mostraram-se muito empolgados ao assistirem o episódio, o qual foi passado no início da aula como uma introdução, e disseram que ajudou muito no entendimento do resto da aula em que o assunto foi mais aprofundado, mas sempre aproveitando os exemplos dados pelo desenho.

As atuais séries de desenhos animados, como Hora de Aventura, Steven Universo e Gravity Falls, diferem-se principalmente por apresentarem personagens com maior profundidade e enredos complexos que trazem assuntos interessantes e importantes a serem passados aos telespectadores, como gênero, ciência, relacionamentos e empatia. Por causa disso, e por serem bem curtos, eles podem ser muito bem aproveitados por professores de diversas matérias e passados em sala de aula.

Resultado de imagem para adventure time steven universe gravity falls

Espero ter convencido vocês assistirem e darem uma chance a essas obras de arte das animações! Até a próxima!


Episódio Legendado disponível em: http://www2.noitosfera.com/at/s06/e07



Nenhum comentário :