segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PIBID na SEMEX - UnB

Durante os dias 8 a 12 de novembro a UnB realizou a Semana Universitária 2010, que contou com diversos eventos acadêmicos como a X Semana de Extensão da UnB Brasília 50 Anos - “DiverCidades”, programas específicos desenvolvidos pelos Decanatos de Ensino de Graduação (DEG), o Congresso de Iniciação Científica-IC, do Decanato de Pesquisa e Pós Graduação (DPP) e Assuntos Comunitários (DAC).



Para a realização dos programas do DEG o PIBID da Biologia – “Biologia Animada” – organizou um grande encontro entre as escolas da rede pública que participam do projeto, na "tenda interdisciplinar", que foi montada atrás do Banco do Brasil e trouxe como evento diversas apresentações de paródias, poemas, esquete, um vídeo com os melhores momentos do projeto e muito mais.

Sob a direção dos PIBIDIANOS, as apresentações foram intercaladas entre apresentações dos alunos da UnB e dos alunos das escolas de Ensino Médio da rede pública que participam do projeto.

Vídeo: Guilherme e Kássia - encenam, dirigidos por outra bolsita (Cecília) um trecho de "A Vida de Galileu", de Brecht.


O evento reuniu cerca de 100 alunos do Ensino Médio das cinco escolas que participam do projeto (Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga – CEMAB, Centro Educacional 2 do Cruzeiro – CEDUC, Centro Educacional 03 do Guará – Centrão (CEd3), Centro de Ensino Médio Paulo Freire) acopanhados por professores das escolas.

Também participaram do encontro os 15 alunos da UnB que atuam no PIBID e as professoras supervisoras do projeto na UnB. Além disso, atraiu diversas pessoas da comuninidade que paravam para assistir o evento. E, também contou com a visita de alunos do PIBID de outros Estados brasileiros.

No vídeo: Nossa super querida professora da UnB, Maria Rita, mostrando seu talento!



Próximo de completar dois aninhos, o Biologia Animada está a todo vapor! E as apresentações na SEMEX deixaram claro que o projeto está dando muito certo e o retorno é maravilhoso.

Aqui está o vídeo da interpretação da paródia escrita por Gabriel "Pibidianos", para nosso encontro da SEMEX. No vocal, Gabriel, Ana Paula e Thais e no pandeiro, Galileu, digo, Guilherme. (a letra está logo abaixo!)



Pibidiano
Gabriel Brito e Chico Buarque

"O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!

Ele conta com a moçada animada
Da Biologia da UnB
A galera dá o gás nessa parada
E faz todo o projeto acontecer

É um projeto da Capes com a UnB
Que inicia os alunos a treinar
Lecionar nas escolas pra valer
De uma forma que dá o que falar

As Marias coordenam o pessoal
Pra que tudo dê certo pode crer
E as profêssoras dos côlégios locais
Orientam os bolsistas pra valer

Das sete às doze horas tem gente lá
fazendo o trabalho acontecer
E das duas às seis fazem também,
Porque esse povo é bom, vou te dizer

O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!

Os alunos se amarram em aprender
Da forma que queremos ensinar
Biologia Animada é assim
E é por isso é que dá o que falar"

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

III ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia

Entre os dias 10 e 14 de outubro de 2010, alguns dos integrantes do PIBID estiveram no III ENEBIO.



"O III ENEBIO & IV EREBIO DA REGIONAL 05 (NORDESTE) é uma iniciativa conjunta das diretorias Nacional e Regional 5 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). O evento foi realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza, com o objetivo de reunir tanto alunos e professores de Ciências e Biologia quanto pesquisadores que atuam nesta área. O tema geral do evento foi 'Temas polêmicos e ensino de biologia'."

Fonte: Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) (com adaptações)

Participamos no evento com a apresentação de dois trabalhos - um pôster sobre o jogo desenvolvido pelos pibidianos do Paulo Freire (o Microbiolojogo) e as vantagens do uso de jogos em sala de aula, e uma comunicação oral apresentada pelo Gabriel sobre as preferências de estudantes de Ensino Médio com relação a livros, quadrinhos, músicas e filmes. Este último serviu como uma orientação no início dos trabalhos do Biologia animada, para que pudessemos selecionar mídias que despertassem o interesse dos alunos durante as explicações.

As apresentações dos trabalhos nos deram a oportunidade de conhecer outras pessoas que desenvolvem trabalhos semelhantes aos nossos no país inteiro, o que nos proporcionou uma lufada de ar fresco e novas idéias. Mas, também pudemos entrar em contato com maneiras de ensinar totalmente diferentes, o que acredito que deve ser sempre bem vindo.

Além das apresentações, também participamos de minicursos e oficinas que foram ministrados durante o evento. Posso dizer que, para mim, a oficina foi uma experiência maravilhosa! Eu particularmente ainda não tinha participado de nenhuma oficina e a metodologia usada, na qual produzimos algo, o que na minha opinião, facilita o aprendizado e aproxima o aluno do tema, simplesmente me encantou! Na oficina que eu participei o tema foi "Princípios de sistemática filogenética". Já o tema do minicurso foi "Da dupla hélice ao fenótipo: conectando conceitos para a construção de uma rede de conhecimentos", no qual o professor deu foco a como ensinar genética com interdisciplinariedade com outros conteúdos, como bioquímica, biofísica, etc.

A parte menos séria da viagem

Como em toda viagem, aproveitamos para conhecer Fortaleza, uma cidade muito linda e atrativa para os turistas. Conhecemos a Av. Beira Mar, matamos a saudade da praia, e é claro, nos divertimos e rimos muito!

Também aproveitamos para tirar fotos com a suposta preferência nº1 de alunos do Ensino Médio em quadrinhos (segundo o trabalho que apresentamos) - a Mônica e sua turma.



E como futuros biólogos sempre andam na praia olhando para baixo, procurando encontrar alguma coisa, por menor que seja, que já tenham estudado, taí o que encontramos:

Pessoal, a tarefa de falar por todos que viajaram (Malu, Maria Rita, Hipácia, Gabriel, Guilherme, Larissa, Pedro, Nina, Paulo Cordeiro, Paulo Canabarro, Rayane, Luiza e eu) é muito difícil. Então conto com os comentários de vocês para complementar e/ou corrigir o que eu disse.. eheuhie =)

Abraços e até a próxima postagem!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visita à UnB

Pessoal, hoje gostaria de comentar uma troca de experiências muito boa que aconteceu entre o colégio Paulo Freire e a UnB. Mas para tanto preciso voltar um pouco no tempo e explicar nosso cronograma de atividades. De forma a diversificar nossas aulas escolhemos uma metodologia baseada em aulas teóricas, dinâmicas, utilização de mídias e palestras com professores da UnB. Esse modelo se mostrou muito interessante de ser aplicado, pois muitas vezes o aluno não relaciona o conteúdo do livro e o que é passado em sala de aula com sua aplicação e as pesquisas na área, para isso aproveitamos a presença dos professores da UnB para mostrar que a pesquisa e a construção do conhecimento em diversas áreas acontece o tempo todo. Os alunos ficaram muito satisfeitos com a possibilidade de conhecer professores universitários e sentir um pouco do gostinho acadêmico. E pela parte dos professores todos demostram grande interesse em estender esse encontro para outros momentos. Sendo assim marcamos visitas para os laborátios dos professores que outrora haviam palestrado no Paulo Freire. Devo dizer que a visita foi muito produtiva e os alunos puderam perceber que pertinho de onde estudam existem profissionais dedicados que trabalham em departamentos que são considerados referências tanto em âmbito nacional como internacional produzindo conhecimento e tecnologia que afetam diretamente nossas vidas. Nós agora acreditamos muito mais que temos que aproximar esses dois universos (escolas e universidades), pois essa troca se mostrou muito produtiva.

sábado, 16 de outubro de 2010

Reunião dos “pibidianos”


O PIBID é um projeto do MEC que visa valorizar e incentivar a licenciatura nas universidades públicas, para os cursos de ciências (biologia, física e química) e matemática. E esse projeto tem dado muito certo. Na UnB, o PIBID de Biologia tem como estratégia de ensino de forma inovadora a utilização de mídias (filmes, literatura, quadrinhos, música), por isso é chamado de Biologia Animada.

Os graduandos que participam do Biologia Animada fazem reuniões semanais para trocar informações sobre o andamento do projeto em cada escola e sobre a utilização das mídias, além do desenvolvimento de artigos para publicação, participação em congressos e oficinas. As reuniões contam com a presença das professoras supervisoras da UnB, porém, quem direciona o andamento da reunião é uma dupla de alunos, que muda todo mês.

Como são os próprios alunos que coordenam a reunião, ela acaba ficando mais dinâmica e descontraída. E para deixá-la mais animada, em algumas reuniões fazemos dinâmicas entre os participantes, como mímicas dinâmicas para reflexão individual e coletiva e outra brincadeiras que podem ser aplicadas em sala de aula, no início da aula, para deixar os alunos mais atentos.

No início da nossa última reunião, dia 08/10/10 fizemos uma dinâmica bem divertida:
Cada participante deveria iniciar uma história escrevendo uma frase em um papel e passar para o colega do lado para ele continuar a história com outra frase. A partir daí o papel era dobrado de forma que a próxima pessoa a escrever só via a última frase, e deveria continuar a história. Quando as folhas já estavam no final, todos pararam de escrever para ler cada uma das histórias ilárias.
O resultado foi:

Hoje é dia 8 de outubro e estou no NECBIO em uma reunião com o pessoal do PIBID.
Depois dessa reunião, irei encontrar meu namorado para irmos jantar...
na lanchonete da rodoviária, pois adoro ver pessoas diferentes.
Mas também gosto de ir com meus amigos, pois o pastel de lá é muito bom.
É muito melhor que o da Viçosa!!! O caldo de cana então, nem se fala! É um néctar dos deuses.
Só é preciso tomar cuidado para não exagerar!
Coca-cola com aspirina às vezes pode resultar em implosão intestinal.
Uma situação um tanto constrangedora para alguém tão recatado quanto o nosso personagem.
Mas eu acho que ele é um sem vergonha mesmo.
Atrapalha todo mundo e não se importa com ninguém!
Mas temos que compreender os problemas que levam a Pedro a tomar tais atitudes.
Já que sabemos que ele é uma boa pessoa, mas o problema é seu amigo Paulo motoca.
O cara é mó pilantrão, mas vai ser eleito o estagiário do mês... Talvez por sua elegância!
A fama pegou mesmo, não teve jeito...
Infelizmente ela lhe subiu a cabeça. Os holofotes causam estranhas sensações nos humanos. Não demorou muito e acordou morto de overdose em uma cama de hotel!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Oi Pessoal,

No mês de setembro um dos temas abordados em nossas aulas foram as Técnicas Biotecnológicas que foi explorado com uma aula expositiva com slides que demonstravam as diferentes técnicas e para a fixação do conteúdo além de pedirmos para os alunos sempre repetirem os termos monstramos as aplicações a nível mais cotidiano possível, essa técnica ajuda muito aos alunos memorizarem o conteúdo.

Como de costume em nossas aulas aplicamos sempre ao seu final um teste para melhor compreensão do conteúdo, neste teste utilizamos trechos dos filmes: Homem Aranha, A Ilha e Uma Prova De Amor; charge que eu adaptei e literatura.

Paulo Cordeiro

domingo, 5 de setembro de 2010

O Amor é Cego - CEd 3 - Guará - DF


No primeiro semestre de 2010, no turno regular (horário de aula) do Centro Educacional 3 – Guará II – DF, o PIBID de Biologia da UnB utilizou o filme “O amor é chego” para trabalhar o tema “Alimentação saudável”.

A aula tinha o objetivo de revisar e complementar o conteúdo bordado sobre a composição química das células: água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, e ácidos nucléicos, mostrando como esse conteúdo pode ser aplicado no dia a dia e dando subsídios para que aluno saiba discernir uma alimentação equilibrada e saudável de uma alimentação prejudicial à saúde humana.

Para trabalhar e complementar esse conteúdo foi discutido em sala de aula, com o uso de slides: O que é uma dieta equilibrada, baseada em pirâmides alimentares? Como fazer a leitura dos rótulos dos alimentos?

Além disso, os alunos fizeram o cálculo em kilocalorias de uma refeição completa de fast-food. Foram explicadas as características e estrutura da gordura trans e o mal que ela causa ao organismo (com exibição do vídeo do you tube: “Gordura Trans”) e a diferença de gordura trans e alimentos transgênicos (com a exibição de algumas charges sobre transgênicos). Também foi mostrada a diferença entre o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) e como essas moléculas migram nas artérias.

E ainda, como é impossível falar de alimentação saudável sem abordar o tema distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e bulimia. Após uma explicação sobre a obesidade causada por uma alimentação desequilibrada, além da anorexia e bulimia e os riscos que essas doenças causam à saúde. Os alunos fizeram o cálculo do índice da massa corporal (IMC). E para finalizar a aula foram exibidos alguns trechos do filme “O amor é cego”.

O filme conta a história de um homem que se importava muito com a aparência exterior das pessoas, porém ele acaba sendo hipnotizado e passa a ver apenas a beleza interior das pessoas a sua volta. Assim, ele acaba encontrando a mulher perfeita para ela, amorosa, educada, simpática e muito altruísta, porém com um corpo bem “cheinho”, mas ele, em sua hipnose, só via nela uma mulher esbelta com um corpo de modelo!

O filme é muito divertido, engraçado e romântico. Mesmo que muitos alunos já o tivessem assistido antes, muitas gargalhadas enriqueceram a aula!! Além disso, ele também é ótimo para trabalhar não apenas sobre o tema de alimentação, mas possibilita uma conversa com os alunos sobre estereótipos sociais e sobre respeitar as pessoas sem julgá-las pelas aparências físicas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Na terceira semana de junho preparamos uma aula de divisões celulares para os primeiros anos do Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Antes de iniciar a explicação, entregamos o material(resumo) e perguntamos qual a noção que eles tinham sobre o conteúdo. "Divisão celular é quando a célula se divide", obviamente recebemos tal resposta em todas as turmas.
Bom, após mostrarmos alguns exemplos de situações em que essas divisões ocorrem (crescimento ósseo, regeneração da pele, formação de gametas e outros), explicamos os conceitos de haploidia e diploidia( em várias espécies) para que o "n" e o "2n" fizessem sentido para os alunos, já que a maioria estavam vendo isto pela primeira vez. Assim que eles demonstravam confiança para prosseguir, partíamos para as fases das divisões e apresentávamos a seguinte frase: "ProMeta Ana Telefonar". Desse modo, eles gravavam as quatro fases sem dificuldade(prófase,metáfas,anáfase e telófase). Por meio de um site, mostramos todas as fases destacando as diferenças entre meiose e mitose. Durante a aula fizemos com que os alunos repetissem os novos termo constantemente afim de fixarem o conteúdo. Na avaliação utilizamos vídeos e animações onde deveriam dizer o tipo de divisão que estava ocorrendo. Cenas do filme "Ligeiramente Grávidos" e vídeos encontrados no YouTube constituíram o teste. Ao final da atividade, todos os alunos avaliaram positivamente a aula.
*Os vídeos encontrados no YouTube foram editados por nosso colega Paulo Cordeiro,que substituiu ou adicionou uma trilha sonora que agradam os alunos para tornar a Biologia mais Animada!


Thaís Carvalho e Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro