Ontem, dia 15/04, a equipe do PIBID (Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência) do CEd 3, no Guará II lecionou a terceira aula do projeto CESPE. O tema que está sendo abordado na escola é EMBRIOLOGIA. E, embora seja um tema difícil de ser trabalhado, ele é muito interesante e os alunos ficam bastante atentos. Sem contar que a estrutura, a direção e a professora que acompanham o grupo do CEd 3 são excelentes, o que permite o bom andamento do projeto.
Para iniciar o curso, começamos a primeira aula (25/03) com divisão celular - MITOSE e MEIOSE - para que os alunos tivessem uma base quando fossemos falar de gametogênese e utilizamos alguns poemas e vídeos do you tube para deixar a aula mais interessante e descontraída. Na segunda aula (08/04), os próprios alunos fizeram montagens dos processos de mitose e meiose utilizando pedaços de lã colorida, cartolinas cortadas, canudinhos e canetas. Para desenvolver esse trabalho os alunos foram divididos em grupos de mais ou menos cinco alunos.
Ontem (15/04), na terceira aula do curso, abordamos a gametogênese humana - ovulogênese e espermatogênese - associando as figuras dos slides que montamos com os esquemas montados pelos próprios alunos na aula anterior. Nessa aula, passamos também um trecho do vídeo "A vida antes da vida", sobre fecundação, que os alunos amaram e pediram para assistir o filme completo em uma outra ocasião. Para encerrar a aula distribuimos várias charges muito divertidas sobre fecundação e pedimos para que os alunos discutissem em grupo e explicassem o que haviam entendido para a turma toda projetando a charge que cada grupo recebeu em um data shown. Eles adoraram!
5 comentários :
Gostei da escolha do tema de trabalho!
Na minha opinião, embriologia é um dos temas mais difíceis do conteúdo do ensino médio. É muito importante tornar divertido! =)
Bom trabalho!
Obrigada Gabi! Realmente é um tema bastante desafiador, mas estamos nos esforçando para encontrar mídias divertidas e que interessem aos alunos!
Em breve estaremos postando mais novidades desse desafio!! =)
Bom achei bastante interessante o uso de charges no projeto, até então ainda não tinha pensando no caso de usá-las nas aulas, parece ser um importante instrumento muito rico e de facíl acesso, com certeza usarei algo mais na frente.
Postar um comentário