No primeiro semestre de 2010, no turno regular (horário de aula) do Centro Educacional 3 – Guará II – DF, o PIBID de Biologia da UnB utilizou o filme “O amor é chego” para trabalhar o tema “Alimentação saudável”.
A aula tinha o objetivo de revisar e complementar o conteúdo bordado sobre a composição química das células: água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, e ácidos nucléicos, mostrando como esse conteúdo pode ser aplicado no dia a dia e dando subsídios para que aluno saiba discernir uma alimentação equilibrada e saudável de uma alimentação prejudicial à saúde humana.
Para trabalhar e complementar esse conteúdo foi discutido em sala de aula, com o uso de slides: O que é uma dieta equilibrada, baseada em pirâmides alimentares? Como fazer a leitura dos rótulos dos alimentos?
Além disso, os alunos fizeram o cálculo em kilocalorias de uma refeição completa de fast-food. Foram explicadas as características e estrutura da gordura trans e o mal que ela causa ao organismo (com exibição do vídeo do you tube: “Gordura Trans”) e a diferença de gordura trans e alimentos transgênicos (com a exibição de algumas charges sobre transgênicos). Também foi mostrada a diferença entre o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) e como essas moléculas migram nas artérias.
E ainda, como é impossível falar de alimentação saudável sem abordar o tema distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e bulimia. Após uma explicação sobre a obesidade causada por uma alimentação desequilibrada, além da anorexia e bulimia e os riscos que essas doenças causam à saúde. Os alunos fizeram o cálculo do índice da massa corporal (IMC). E para finalizar a aula foram exibidos alguns trechos do filme “O amor é cego”.
O filme conta a história de um homem que se importava muito com a aparência exterior das pessoas, porém ele acaba sendo hipnotizado e passa a ver apenas a beleza interior das pessoas a sua volta. Assim, ele acaba encontrando a mulher perfeita para ela, amorosa, educada, simpática e muito altruísta, porém com um corpo bem “cheinho”, mas ele, em sua hipnose, só via nela uma mulher esbelta com um corpo de modelo!
O filme é muito divertido, engraçado e romântico. Mesmo que muitos alunos já o tivessem assistido antes, muitas gargalhadas enriqueceram a aula!! Além disso, ele também é ótimo para trabalhar não apenas sobre o tema de alimentação, mas possibilita uma conversa com os alunos sobre estereótipos sociais e sobre respeitar as pessoas sem julgá-las pelas aparências físicas.
A aula tinha o objetivo de revisar e complementar o conteúdo bordado sobre a composição química das células: água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, e ácidos nucléicos, mostrando como esse conteúdo pode ser aplicado no dia a dia e dando subsídios para que aluno saiba discernir uma alimentação equilibrada e saudável de uma alimentação prejudicial à saúde humana.
Para trabalhar e complementar esse conteúdo foi discutido em sala de aula, com o uso de slides: O que é uma dieta equilibrada, baseada em pirâmides alimentares? Como fazer a leitura dos rótulos dos alimentos?
Além disso, os alunos fizeram o cálculo em kilocalorias de uma refeição completa de fast-food. Foram explicadas as características e estrutura da gordura trans e o mal que ela causa ao organismo (com exibição do vídeo do you tube: “Gordura Trans”) e a diferença de gordura trans e alimentos transgênicos (com a exibição de algumas charges sobre transgênicos). Também foi mostrada a diferença entre o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) e como essas moléculas migram nas artérias.
E ainda, como é impossível falar de alimentação saudável sem abordar o tema distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e bulimia. Após uma explicação sobre a obesidade causada por uma alimentação desequilibrada, além da anorexia e bulimia e os riscos que essas doenças causam à saúde. Os alunos fizeram o cálculo do índice da massa corporal (IMC). E para finalizar a aula foram exibidos alguns trechos do filme “O amor é cego”.
O filme conta a história de um homem que se importava muito com a aparência exterior das pessoas, porém ele acaba sendo hipnotizado e passa a ver apenas a beleza interior das pessoas a sua volta. Assim, ele acaba encontrando a mulher perfeita para ela, amorosa, educada, simpática e muito altruísta, porém com um corpo bem “cheinho”, mas ele, em sua hipnose, só via nela uma mulher esbelta com um corpo de modelo!
O filme é muito divertido, engraçado e romântico. Mesmo que muitos alunos já o tivessem assistido antes, muitas gargalhadas enriqueceram a aula!! Além disso, ele também é ótimo para trabalhar não apenas sobre o tema de alimentação, mas possibilita uma conversa com os alunos sobre estereótipos sociais e sobre respeitar as pessoas sem julgá-las pelas aparências físicas.
3 comentários :
Gostei muito das aulas até agora, espero que o curso seja espetacular!!
Também acho que o amor é cego, mas é lindo.
Eu também acho que o amor é cego, mas é lindo.
Postar um comentário