terça-feira, 13 de julho de 2010

Atividades Ambientais

Olá galera do blog,

estamos devendo um post aqui sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no Paulo Freire...
Bom, no período da manhã, onde estamos trabalhando quinzenalmente com os alunos, já fizemos uma série de atividades diferentes desde o início do ano!
Começamos a trabalhar o meio ambiente, concentrando nossos esforços em um assunto de grande importância para todos nós: lixo!

O filme(/documentário)Ilha das Flores foi a primeira mídia utilizada... Como ele dura aproximadamente 10 minutos, após o filme os alunos responderam a algumas perguntas, como "Quem são os responsáveis pelos problemas sócio-ambientais apresentados na Ilha das Flores?" e "O que poderia ser feito para se acabar com esse problema?". A maioria gostou do filme (pelo menos foi isso o que escreveram!). Pedimos aos alunos que elaborassem uma paródia musical tratando do assunto abordado no filme e apresentassem na aula seguinte, onde também trabalhamos a música "Comida" (Titãs), relacionando a situação vivenciada pelos habitantes da Ilha das Flores com as necessidades fundamentais dos seres humanos, o que gerou um debate interessante nas turmas (em algumas foi bem mais interessante que em outras, como já podemos prever a partir das nossas experiências em sala!!!).
Na terceira aula após o filme, aproveitamos o desastre ambiental/social acontecido no estado do Rio de Janeiro e fizemos uma discussão relacionando esse problema com os assuntos trabalhados em sala!
No segundo bimestre passamos o filme Wall-E para os alunos, que fala por si só a respeito do que nós podemos fazer com o nosso planeta. Novamente fizemos uma discussão, mais aprofundada que a primeira, sobre o que o filme pode nos ensinar sobre meio ambiente e, no mesmo dia, mandamos uma atividade de pesquisa para casa. O aluno deveria responder como é feita a coleta de lixo em sua cidade, se há separação de lixo, qual o destino dos materiais coletados, qual é o custo para o governo e qual a produção diária de lixo por habitante.
Nas aulas seguinte trabalhamos com as informações pesquisadas pelos alunos e pudemos ter uma noção mais clara da compreensão prática deles sobre esse assunto. Em algumas turmas foi falado sobre formas de armazenagem de lixo (aterro sanitário, controlado e lixão) e seus efeitos para o meio ambiente, e no final do semestre fizemos uma roda para avaliarmos a real importância do lixo para nós. Perguntamos também se os alunos haviam feito alguma mudança em suas práticas relacionadas ao lixo e aproveitamos para coletar ideias para o próximo semestre.
Resumidamente, foi isso o que aconteceu na parte da manhã!!!

Grande abraço,
Gabriel

Nenhum comentário :