Quem, entre aqueles que liam e gostavam dos gibis da Turma da Mônica, como eu, não pensaram: "Como seria legal ler uma história com todos mais velhos" ou "Quantas vezes a Mônica vai comemorar seu aniversário de 7 anos"? Em 2008 a Editora Maurício de Sousa lançou a Turma da Mônica Jovem, que atende aos sonhos de todos os fãs da Turminha. Essa nova proposta traz histórias adaptadas ao estilo mangá - que visivelmente agrada mais essa nova geração de crianças, adolescentes e jovens - portanto utiliza uma linguagem, tanto visual quanto escrita, bastante diferente do que os leitores estavam acostumados. É realmente uma proposta ousada e inovadora! Além disso, é muito interessante ver como o desenho das personagens mudou sem perder algumas características individuais que nos encanta em cada uma e ajuda a identificá-las.
Esse novo estilo pode ser aproveitado pelos professores de Biologia que querem trabalhar com alterações hormonais antes e durante a adolescência. A primeira edição da série destaca no seu início todas as mudanças psicológicas e físicas que ocorreram com a Mônica, o Cascão, a Magali e o "Cebola" (não mais Cebolinha!!). No Guará, utilizamos a história "Onze coisas que as garotas amam!!", que em seu enredo tem uma parte em que a mãe da Mônica explica sobre o que são os hormônios e as consequências de sua atuação no corpo das adolescentes. Então, fizemos a leitura dessa história com os alunos, pedindo voluntários para ler as falas de uma personagem específica, introduzindo assim o assunto de hormônios e ciclo menstrual que tratamos depois em uma aula expositiva.
Foi a primeira vez que usamos uma história em quadrinhos no Guará, o que provocou agitação entre os alunos, que além de se interessarem pelo conteúdo, ainda gostaram de ver o que aconteceu com a nossa tão querida Turminha.
Nenhum comentário :
Postar um comentário