Em outubro de 2010, ministrei uma aula sobre seis filos do Reino Animal com o uso do datashow. Depois de explicar conceitos iniciais como simetria, surgimento da boca, número de folhetos e celoma, houve uma introdução sobre os filos com o uso de muitas imagens. Assim, os alunos conseguem relacionar o animal mencionado (que muitas vezes não é conhecido) com suas fotos ou ilustrações.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
O Reino Animal - Invertebrados
Em outubro de 2010, ministrei uma aula sobre seis filos do Reino Animal com o uso do datashow. Depois de explicar conceitos iniciais como simetria, surgimento da boca, número de folhetos e celoma, houve uma introdução sobre os filos com o uso de muitas imagens. Assim, os alunos conseguem relacionar o animal mencionado (que muitas vezes não é conhecido) com suas fotos ou ilustrações.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Encerramento Paulo Freire
À tod@s que fizeram fazem parte do Biologia animada meu mais profundo agradecimento, eu saio mas deixo a porta aberta, com o intuito de estar disponível para aqueles que desejam mais uma vez a minha contribuição nesse projeto e em outros, pois acredito na educação e no seu poder transformador e mesmo que seja pequena, gostaria de incluir minha parcela para que possamos atingir nossos objetivos.
Para encerrarmos nossas atividades levamos a prof. Nilda Diniz da UnB como palestrante, ela apresentou novas formas de se conceituar a evolução e ajudou a fechar com chave de ouro nossas atividades, pois estávamos abordando temas de seres vivos e como dizia Dobzhansky: "Nada na biologia faz sentido senão à luz da evolução". Após a palestra tivemos um momento de confraternização, com bolos, salgados, sucos, muita animação e uma agradável surpresa, alguns alunos prepararam uma carta e uma música para nós. A carta está transcrita a seguir, a música foi gravada e será disponibilizada via youtube.
"No comecinho muitos de nós não nos conhecíamos, ficávamos cada um no seu canto. Mas o tempo foi passando, a cada aula, a cada palestra, fomos nos unindo.
Cada dia de segunda à tarde, de certa forma, se tornava um momento de alegria, além de que, aprendíamos biologia de um jeito diferente, sem aquele blá blá blá. Dinâmicas que não só nos ajudava na matéria, mas também nos ajudava a crescer.
O Guilherme, este ano, sempre esteve conosco, ensinando, mas uma das coisas que mais nos marcou foram as piadinhas, que nunca sabíamos se era piada ou não.
Já o Gabriel poucas vezes veio, mas com seu jeito simpático de ser nos cativou muito.
A professora Andréa nem precisamos dizer, todos com certeza já a conhecem na sala de aula, mas aqui tivemos uma boa surpresa, de manhã ela é uma pessoa muito rigorosa, porém aqui ela é uma pessoa super simpática, Uma pessoa surpreendente.
E hoje estamos aqui, escrevendo esta carta para dizer o quanto vamos sentir falta disso tudo, momentos que nos marcaram e nos ensinaram a dedicar inteiramente, ou quase, ao curso. Momentos com jogos, brincadeiras e risadas que só a gente entende.
O ano para muitos de nós está acabando, não só nesse curso, mas que vão embora ou porque estão no terceiro ano ou porque vão para outra escola, talvez alguns de nós não nos vejamos mais, então este é um momento especial.
Agradecemos a cada um pela dedicação que tiveram com todos nós e dizer que foi um privilégio compartilhar as tardes de segunda-feira com vocês"
É isso ai galera, vai dizer que uma demonstração dessas não nos enche de disposição e vontade de continuar se superando?
Um grande abraço
Guilherme Morales
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
PIBID na SEMEX - UnB
Para a realização dos programas do DEG o PIBID da Biologia – “Biologia Animada” – organizou um grande encontro entre as escolas da rede pública que participam do projeto, na "tenda interdisciplinar", que foi montada atrás do Banco do Brasil e trouxe como evento diversas apresentações de paródias, poemas, esquete, um vídeo com os melhores momentos do projeto e muito mais.
Sob a direção dos PIBIDIANOS, as apresentações foram intercaladas entre apresentações dos alunos da UnB e dos alunos das escolas de Ensino Médio da rede pública que participam do projeto.
Vídeo: Guilherme e Kássia - encenam, dirigidos por outra bolsita (Cecília) um trecho de "A Vida de Galileu", de Brecht.
O evento reuniu cerca de 100 alunos do Ensino Médio das cinco escolas que participam do projeto (Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia, Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga – CEMAB, Centro Educacional 2 do Cruzeiro – CEDUC, Centro Educacional 03 do Guará – Centrão (CEd3), Centro de Ensino Médio Paulo Freire) acopanhados por professores das escolas.
Também participaram do encontro os 15 alunos da UnB que atuam no PIBID e as professoras supervisoras do projeto na UnB. Além disso, atraiu diversas pessoas da comuninidade que paravam para assistir o evento. E, também contou com a visita de alunos do PIBID de outros Estados brasileiros.
No vídeo: Nossa super querida professora da UnB, Maria Rita, mostrando seu talento!
Próximo de completar dois aninhos, o Biologia Animada está a todo vapor! E as apresentações na SEMEX deixaram claro que o projeto está dando muito certo e o retorno é maravilhoso.
Pibidiano
Gabriel Brito e Chico Buarque
"O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!
Ele conta com a moçada animada
Da Biologia da UnB
A galera dá o gás nessa parada
E faz todo o projeto acontecer
É um projeto da Capes com a UnB
Que inicia os alunos a treinar
Lecionar nas escolas pra valer
De uma forma que dá o que falar
As Marias coordenam o pessoal
Pra que tudo dê certo pode crer
E as profêssoras dos côlégios locais
Orientam os bolsistas pra valer
Das sete às doze horas tem gente lá
fazendo o trabalho acontecer
E das duas às seis fazem também,
Porque esse povo é bom, vou te dizer
O Pibid é um projeto muito legal
Ensinar Biologia é o que a gente quer
Usa filmes, quadrinhos, muito mais
Livros, contos e músicas, pois é!
Os alunos se amarram em aprender
Da forma que queremos ensinar
Biologia Animada é assim
E é por isso é que dá o que falar"
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
III ENEBIO - Encontro Nacional de Ensino de Biologia
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Visita à UnB
sábado, 16 de outubro de 2010
Reunião dos “pibidianos”
Os graduandos que participam do Biologia Animada fazem reuniões semanais para trocar informações sobre o andamento do projeto em cada escola e sobre a utilização das mídias, além do desenvolvimento de artigos para publicação, participação em congressos e oficinas. As reuniões contam com a presença das professoras supervisoras da UnB, porém, quem direciona o andamento da reunião é uma dupla de alunos, que muda todo mês.
Como são os próprios alunos que coordenam a reunião, ela acaba ficando mais dinâmica e descontraída. E para deixá-la mais animada, em algumas reuniões fazemos dinâmicas entre os participantes, como mímicas dinâmicas para reflexão individual e coletiva e outra brincadeiras que podem ser aplicadas em sala de aula, no início da aula, para deixar os alunos mais atentos.
No início da nossa última reunião, dia 08/10/10 fizemos uma dinâmica bem divertida:
Cada participante deveria iniciar uma história escrevendo uma frase em um papel e passar para o colega do lado para ele continuar a história com outra frase. A partir daí o papel era dobrado de forma que a próxima pessoa a escrever só via a última frase, e deveria continuar a história. Quando as folhas já estavam no final, todos pararam de escrever para ler cada uma das histórias ilárias.
Hoje é dia 8 de outubro e estou no NECBIO em uma reunião com o pessoal do PIBID.
Depois dessa reunião, irei encontrar meu namorado para irmos jantar...
na lanchonete da rodoviária, pois adoro ver pessoas diferentes.
Mas também gosto de ir com meus amigos, pois o pastel de lá é muito bom.
É muito melhor que o da Viçosa!!! O caldo de cana então, nem se fala! É um néctar dos deuses.
Só é preciso tomar cuidado para não exagerar!
Coca-cola com aspirina às vezes pode resultar em implosão intestinal.
Uma situação um tanto constrangedora para alguém tão recatado quanto o nosso personagem.
Mas eu acho que ele é um sem vergonha mesmo.
Atrapalha todo mundo e não se importa com ninguém!
Mas temos que compreender os problemas que levam a Pedro a tomar tais atitudes.
Já que sabemos que ele é uma boa pessoa, mas o problema é seu amigo Paulo motoca.
O cara é mó pilantrão, mas vai ser eleito o estagiário do mês... Talvez por sua elegância!
A fama pegou mesmo, não teve jeito...
Infelizmente ela lhe subiu a cabeça. Os holofotes causam estranhas sensações nos humanos. Não demorou muito e acordou morto de overdose em uma cama de hotel!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Centro Educacional 02 do Cruzeiro
No mês de setembro um dos temas abordados em nossas aulas foram as Técnicas Biotecnológicas que foi explorado com uma aula expositiva com slides que demonstravam as diferentes técnicas e para a fixação do conteúdo além de pedirmos para os alunos sempre repetirem os termos monstramos as aplicações a nível mais cotidiano possível, essa técnica ajuda muito aos alunos memorizarem o conteúdo.
Nesta aula abordamos tais conteúdos como:Transgenia, Terapia Gênica, Clonagem Reprodutiva, Clonagem Terapêutica, Células Tronco, Exame de Compatibilidade entre DNA's e o Projeto Genoma.
Como de costume em nossas aulas aplicamos sempre ao seu final um teste para melhor compreensão do conteúdo, neste teste utilizamos trechos dos filmes: Homem Aranha, A Ilha e Uma Prova De Amor; charge que eu adaptei e literatura.


Paulo Cordeiro
domingo, 5 de setembro de 2010
O Amor é Cego - CEd 3 - Guará - DF

A aula tinha o objetivo de revisar e complementar o conteúdo bordado sobre a composição química das células: água, sais minerais, vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, e ácidos nucléicos, mostrando como esse conteúdo pode ser aplicado no dia a dia e dando subsídios para que aluno saiba discernir uma alimentação equilibrada e saudável de uma alimentação prejudicial à saúde humana.
Para trabalhar e complementar esse conteúdo foi discutido em sala de aula, com o uso de slides: O que é uma dieta equilibrada, baseada em pirâmides alimentares? Como fazer a leitura dos rótulos dos alimentos?
Além disso, os alunos fizeram o cálculo em kilocalorias de uma refeição completa de fast-food. Foram explicadas as características e estrutura da gordura trans e o mal que ela causa ao organismo (com exibição do vídeo do you tube: “Gordura Trans”) e a diferença de gordura trans e alimentos transgênicos (com a exibição de algumas charges sobre transgênicos). Também foi mostrada a diferença entre o colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) e como essas moléculas migram nas artérias.
E ainda, como é impossível falar de alimentação saudável sem abordar o tema distúrbios alimentares, como obesidade, anorexia e bulimia. Após uma explicação sobre a obesidade causada por uma alimentação desequilibrada, além da anorexia e bulimia e os riscos que essas doenças causam à saúde. Os alunos fizeram o cálculo do índice da massa corporal (IMC). E para finalizar a aula foram exibidos alguns trechos do filme “O amor é cego”.
O filme conta a história de um homem que se importava muito com a aparência exterior das pessoas, porém ele acaba sendo hipnotizado e passa a ver apenas a beleza interior das pessoas a sua volta. Assim, ele acaba encontrando a mulher perfeita para ela, amorosa, educada, simpática e muito altruísta, porém com um corpo bem “cheinho”, mas ele, em sua hipnose, só via nela uma mulher esbelta com um corpo de modelo!
O filme é muito divertido, engraçado e romântico. Mesmo que muitos alunos já o tivessem assistido antes, muitas gargalhadas enriqueceram a aula!! Além disso, ele também é ótimo para trabalhar não apenas sobre o tema de alimentação, mas possibilita uma conversa com os alunos sobre estereótipos sociais e sobre respeitar as pessoas sem julgá-las pelas aparências físicas.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Centro Educacional 02 do Cruzeiro

terça-feira, 13 de julho de 2010
Atividades Ambientais
sábado, 3 de julho de 2010
A Corrente do Bem

O que tem a ver esse filme com biologia? Como o nosso tema, no CEMAB, era meio ambiente e estávamos programando uma visita à cooperativa de reciclagem, decidimos passar o filme como demonstração aos alunos de que pequenos atos podem ter como conseqüência grandes transformações.
Após o filme discutimos com os alunos quais “grandes favores” poderíamos fazer para o mundo, começando com pequenas mudanças em nossos hábitos diários, focando o meio ambiente, como consumir menos, trocar copos descartáveis por reutilizáveis, separar o lixo residencial, fazer o descarte de lixo corretamente entre outras idéias.
Na semana seguinte, levamos os alunos a cooperativa 100 Dimensão onde eles conheceram todo o processo de separação feito com papel, plástico, vidro, outros materiais, o destino do material, as pessoas que trabalham com isso, sua rotina, os projetos sociais, e propomos o inicio da coleta seletiva na escola, separando material seco como papel e garrafas pet de outros tipos. Os alunos adoraram a idéia, mas ainda não começamos devido ao recesso, pretendemos iniciar a coleta logo que as aulas retornarem.
Em avaliação sobre o que eles acharam da atividade, os comentários foram positivos como “Gostei muito do passeio para a cooperativa. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre reciclagem” e “Eu aprendi cuidar do meio ambiente quando fizemos uma excursão ao 100 Dimensão, pois eles ensinaram o valor que o lixo tem na vida das pessoas”.
Sorte grande!
Crescimento e amadurecimento
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A ILHA- Filme
uma das fontes e formas de interpretar a realidade, o filme propicia aos alunos um diálogo
entre diferentes formas de conhecimento, fazendo uma ponte entre ficção e realidade, fortalecendo a sala de aula como espaço de discussão e reflexão,entre elas:Quais valores são possíveis de perceber nos clones? Que fatores éticos o filme aborda?Como me posiciono sobre o transplante de órgãos a partir de clones, como retrata o filme?Que conceitos genética e de biotecnologia posso abordar? .Enfim, '' A Ilha'' é um excelente recurso didático onde podemos debater diversas questões não apenas biológicas,mas também éticas acerca de uma assunto tão polêmico.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
C.E.M. 414 de Samambaia
No primeiro ciclo, Meio Ambiente, utilizamos o filme ‘’Os sem floresta’’, alguns quadrinhos e charges falando sobre o desmatamento e a invasão do homem no ambiente natural. No final do ciclo os alunos também fizeram quadrinhos e charges falando sobre o conteúdo visto.
No segundo ciclo, Evolução, trabalhamos com o filme X-men falando sobre a evolução das espécies dando foco no ser humano. Fizemos um jogo dos erros com o filme 10000 AC mostrando os erros históricos e evolutivos do filme e no final os alunos produziram um jornal que colocamos no mural em exposição.
No terceiro ciclo, Genética, vimos o filme Gattaca e o discutimos. Estamos no final desse ciclo e nessa ultima aula antes do encerramento (onde estarão expostos todos os trabalhos) os alunos trabalharão com a música ‘’Malditos cromossomos” da Pitty e em seqüência farão uma música que fale sobre genética.
Os alunos estão gostando muito pois estão se divertindo enquanto aprendem, quebrando um pouco essa rotina de quadro e giz. E o melhor disso é que além de ensinar nós também aprendemos.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Música e (é) matemática!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Criação de quadrinhos
- Escolher os momentos certos para dar clareza e força a suas idéias;
- Enquadrar ações e guiar os olhos do leitor ao longo das páginas;
- Escolher palavras e imagens que se intercomuniquem;
- Criar personagens variados e atraentes;
- Dominar a linguagem corporal e as expressões faciais;
- Criar mundos ricos e críveis para seus leitores explorarem;
- Escolher as ferramentas certas para você;
- Navegar pelo vasto mundo de estilos e gêneros de quadrinhos.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Sobre assuntos polêmicos.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Você é um animal, Viskovitz

Abaixo deixo dois trechos do livro:
Tínhamos ficado sozinhos naquela crosta de gelo à deriva, na noite polar. Liuba virou-se e disse:
"Meu amigo, gostaria que você botasse a nossa conversa preto no branco."
Expliquei-lhe que não era possível, que eu era um pingüim. Para mim, "botar preto no branco" significava, no máximo, fazer outros pingüins. E além disso eu tinha mais em que pensar.
Um mês depois, eu ainda estava ali, imóvel, com um ovo debaixo da barriga, recordando.
Eu é que tinha puxado a conversa...
"Como era o papai?", perguntei à minha mãe.
"Crocante, um pouco salgado, rico em fibras"
"Antes que você o comesse, quero dizer"
"Era um sujeitinho inseguro, ansioso, neurótico, mais ou menos como vocês todos, os machos, Visko.
Mais do que nunca, eu me sentia próximo daquele genitor que não conhecera, que havia se dissolvido no estômago de mamãe enquanto eu era concebido. De quem não tinha recebido calor, mas calorias. Obrigado papai, pensei. Sei o que significa, para um louva-a-deus sacrificar-se pela família.
Gostaria também de lembrar que este livro encontra-se disponível em nosso humilde acervo.
Abraços